O foco é o que te faz alcançar as suas metas e seus objetivos. Como ter mais foco nos dias de hoje é a grande questão diante a tantas coisas que prendem a nossa atenção.
Muitas vezes nos deparamos com um objetivo e acabamos deixando de lado por não conseguir ter foco. Ou às vezes demoramos mais do que queremos para alcançá-lo. A falta do foco é uma verdadeira assassina de metas e objetivos. Faz com que muitas pessoas acabem desistindo e se deprimindo por não conseguirem finalizar direito várias tarefas. Mas existem passos para você acabar com isso agora mesmo. São eles: traçar um objetivo principal, se dar recompensas, listar as tarefas do dia, planejar o seu tempo, fazer uma tarefa de cada vez, organizar intervalos, exercitar-se.
Eu vou te mostrar cada passo dessa metodologia. E lembre-se no começo pode parecer difícil, e realmente é. Porém, com o passar do tempo isso se torna um hábito e você terá muito mais foco de forma automática.
Conteúdo
Passo 1 – Determine o seu principal objetivo

Comece sabendo o que você quer, onde você quer chegar. Seja no trabalho, no relacionamento ou na vida pessoal. O importante é você ter metas e objetivos definidos para saber qual caminho seguir para alcança-los.
Visualize-se concluindo esse objetivo e todos os passos que você tem que dar para chegar lá.
Passo 2 – Se dê recompensas

Uma das coisas mais prazerosas de concluir um objetivo é a recompensa que você recebe quando conclui aquilo.
Seja um alívio por ter passado no TCC da faculdade, seja uma viagem que você faz depois de muito esforço, ou ter um corpo legal depois de ter focado nos exercícios durante meses.
Mas é importante também você se dar recompensas ao longo de metas alcançada. Isso fará você ter mais prazer em manter o foco e também dará um descanso ao seu cérebro.
Então, depois de conseguir concluir uma meta que você definiu, se dê algum presente. Não precisa ser algo caro e grande, pode ser coisas simples que você goste, como um sorvete daquela sorveteria preferida, pode ser ir ver um filme novo no cinema. Enfim, você é quem vai definir as suas recompensas.
Passo 3 – Liste suas tarefas diárias

De nada adianta saber onde você quer chegar, suas tarefas e metas que você deve concluir para alcançar aquele objetivo maior, se você não as coloca no papel. Então é hora de você listar todos os dias quais as suas tarefas e organizá-las em ordem de dificuldade, da mais difícil à mais fácil.
Eu costumo fazer essa lista um pouco antes de dormir. É onde eu paro para pensar em tudo que eu preciso fazer no dia seguinte e vou listando as tarefas.
Os motivos de construir uma lista é que você pode ir ticando cada tarefa concluída do seu dia. Isso te dará mais prazer ao concluí-las.
E o motivo de organizar em ordem da mais difícil para a mais fácil é porque você quando acorda está com as energias recuperadas e pronto para qualquer tarefa. Então, é importante fazer as mais difíceis, as que vão mais te desgastar logo no começo e ir deixando as mais fáceis para o final do dia onde você já vai estar mais cansado.
E reconheça os seus limites. Não queira fazer mais do que você consegue.
Passo 4 – Planeje o seu tempo

Tenha uma agenda ou faça a administração do tempo pelo seu celular, mas planeje. Além da sua lista de tarefas, é importante você planejar o seu tempo para otimizá-lo.
Separe horário para acordar, meditar, tomar café da manhã, se arrumar, trabalhar, ler, almoçar, etc.
Dessa forma você verá se você terá tempo ou não para concluir todas as tarefas que você quer. Então, pode ir mexendo na agenda e encaixando horários até ver que vai conseguir fazer tudo aquilo que você quer fazer durante o dia.
Passo 5 – Faça uma tarefa de cada vez
Ser multitarefas é não ter foco para nada direito e fazer várias tarefas ao mesmo tempo sem colocar os seus esforços naquilo como deveria. Dividir tarefas não é hábito de pessoas de sucesso.
Faça apenas uma tarefa por vez. Tente se desligar de tudo que te distrai para dar foco máximo naquela tarefa. Além de te ajudar a não procrastinar.
Eu mesmo desliguei as notificações do meu WhatsApp, desliguei as notificações de redes sociais, desinstalei o Facebook do meu celular e ainda procuro trabalhar mais a noite onde as pessoas estão dormindo. Mas é claro que eu não vou recomendar que você faça isso, cada um tem o horário que se sente melhor para produzir.
Passo 6 – Organize Intervalos

Estudos indicam que o seu cérebro costuma cair drasticamente o desempenho quando você está fazendo uma tarefa por mais de 90 minutos. Então, é importante tirar intervalos durante suas tarefas. A recomendação é que a cada 60 a 90 minutos você descanse e esfrie sua cabeça por 15 a 20 minutos.
O aplicativo de rastreamento de tempo Desktime descobriu que as pessoas mais produtivas passam na verdade 52 minutos trabalhando seguidos de 17 minutos de intervalo.
Esses intervalos servirão pra você ir ao banheiro, tomar uma água, esticar as pernas, comer alguma coisa. Você que sabe o que vai fazer durante os seus intervalos, o importante é esfriar a cabeça e voltar com tudo depois.
Passo 7 – Exercícios físicos

A gente nem precisa entrar em detalhes do quão benéfico para o nosso corpo são os exercícios físicos.
Mas aí você me pergunta: “O que tem a ver exercícios físicos e a realização das minhas tarefas do dia a dia?”.
Quando você se exercita, além de ser uma super válvula de escape, diminui o seu stress. Você também oxigena o seu cérebro e seu sangue, além de você ter dias mais saudáveis e com muito mais disposição.
Uma boa dica é usar o tempo que está na academia ou fazendo aquela caminhada para ouvir Podcasts e Audio Books. Aproveite para aprender mais enquanto se exercita.
Infográfico – Como ter mais foco

Agora só depende de você! Coloque em prática esses passos de como ter mais foco e seja uma pessoa mais produtiva no dia a dia, conquistando muito mais objetivos. Espero poder ter te ajudado a melhorar o seu foco com esse artigo.
Alguma dúvida? Sugestão? Comente aqui!
Artigos Relacionados
0 Comentários