Abrir uma empresa e tirar do papel aquela ideia é o sonho de muitas pessoas. Aqui você irá ver os passos para colocar o seu sonho em prática.

Várias pessoas querem tirar as suas ideias do papel e não sabem nem por onde começar. Acham complicado, burocrático, difícil e acabam desistindo ou deixando a sua grande ideia de lado. Porém, mal sabem que aquela ideia pode ser o fator para transformar a vida daquela pessoa para sempre. Mas nós vamos resolver isso, vou listar abaixo 10 passos para você abrir uma empresa do absoluto zero.

Isso envolve achar o local (se a sua empresa for um comércio), contratar um escritório de contabilidade, fazer um contrato social, dar entrada nos alvarás, fazer uma pesquisa de mercado, elaborar um plano de negócios, elaborar uma estratégia de marketing para divulgar o seu produto ou serviço, definir o dia D, fazer um checklist de equipamentos e materiais necessários, contratar funcionários e abrir. É oque nós vamos ver nos passos a seguir.

Conteúdo

Passo 1 – Se a sua empresa for um comércio, procure um local

abrir uma empresa
Abrir uma empresa

Procurar um bom local, numa localização que vai atender bem o seu público é o primeiro passo caso o seu negócio seja um comércio. É importante procurar uma localização que caiba no seu bolso, com um aluguel baixo para começar.

É importante começar pequeno e ir crescendo aos poucos. As maiores empresas do mundo nasceram em garagens.

Você não precisa criar um castelo agora para abrir o seu primeiro negócio, lembre-se que quanto maior, se caso der algo errado o tombo também é maior.

A negociação do aluguel é muito importante, sempre busque pedir uma carência nos primeiros 2, 3 meses para que você possa reformar o local, e não ter esse custo enquanto você não começa a faturar. Muitas pessoas aceitam essa proposta porque é melhor dar carência do que deixar o imóvel para alugar por mais 10 meses.

A localização deve ser justificada com um Porque você escolheu aquele local. Justifique com preços de aluguel, região onde o seu público-alvo se encontra, etc.

Passo 2 – Para abrir uma empresa, contrate um escritório de contabilidade

contabilidade
Contabilidade

Depois de ter definido o local da sua empresa (caso seja um comércio físico), agora é hora de contratar um escritório de contabilidade para que ele cuide da maioria das partes burocráticas da abertura de um novo negócio.

A dica aqui é: ache um escritório que vá abrir a empresa junto à Junta Comercial, fazer o seu contrato social, fazer toda parte tributária e de folha e também dar um suporte na emissão dos alvarás.

No entanto, às vezes você pode contratar um escritório mais em conta, mas que não resolve muitas coisas. Só vai abrir a empresa pra você, mas você terá todo trabalho para fazer as partes burocráticas. O ideal é negociar com o escritório e ver quais serviços ele oferece.

Passo 3 – Elabore Um Contrato Social

contrato social
Contrato social

Junto ao seu escritório de contabilidade, você vai sentar com o seu contador e sócios (se você tiver) para organizar o contrato social, um documento que funciona como se fosse a Identidade da sua empresa.

Nele contém:

  • Razão social;
  • Nome fantasia;
  • Endereço;
  • Formato da empresa (Limitada, Eireli, Empreendedor Individual, etc.);
  • Nome dos sócios;
  • A porcentagem de cada sócio na empresa;
  • A quantidade de quotas que cada um tem;
  • Quais os ramos de atuação;
  • Quanto de capital inicial será investido, entre outras informações.

Vale a pena frisar: o contrato social é o documento mais importante da sua empresa. Tome cuidado! Leia e releia com os sócios para ver se não precisa ser modificado. O seu escritório de contabilidade vai elaborar para você.

Passo 4 – Dê entrada nos alvarás

alvará
Alvará

Essa etapa depende muito de qual é o setor que você irá atuar.

Porém todas as empresas precisam ter:

  • Alvará de Funcionamento da Prefeitura
  • Alvará do Corpo de Bombeiros
  • Alvará da Vigilância Sanitária

Dependendo do escritório de contabilidade que você procurou, eles vão te ajudar a dar entrada nesses alvarás e em outros dependendo do nicho que você trabalha.

O ideal é você acessar ao site desses órgãos da sua cidade e verificar as informações de emissão desses alvarás, quais documentos são necessários, quais os procedimentos. Porém, caso o escritório de contabilidade não dê esse suporte, você terá que fazer por conta própria, mas não é um bicho de 7 cabeças, os órgãos vão te atender e te dar todo suporte e encaminhamentos necessários para retirar esses documentos.

Passo 5 – Fazer Uma Pesquisa de Mercado

Uma boa pesquisa de mercado deve ser feita antes de começar a botar a mão na massa. Visite os seus possíveis concorrentes, converse com o seu público-alvo e tente tirar informações do que eles querem, do que eles sentem falta, quais as dores deles, o que pode ser melhorado diante aos locais que você visitou.

E SE POSSÍVEL, converse com os donos, sobre faturamento, funcionamento, logísticas, etc. Quanto mais informações você conseguir coletar melhor.

Vá a feiras do nicho que você escolheu, visite as páginas de internet, redes sociais de concorrentes, procure comentários, veja o que o público elogia e o que eles reclamam.

Abaixo uma lista de como você pode guiar a sua pesquisa de mercado:

  • Quais concorrentes o seu público costuma frequentar?
  • Como é o local?
  • Quais os serviços os locais visitados estão oferecendo?
  • Como é o atendimento?
  • Como são divulgados os produtos dos concorrentes listados?
  • Como são vendidos os produtos?
  • Quais são as formas de receita dos concorrentes pesquisados?
  • Quais os preços que costumam cobrar nos produtos?
  • Quais os diferenciais essas empresas possuem?
  • O que oferecer de diferencial para o meu público-alvo?
  • Como são as redes sociais dos meus concorrentes?

Dessa forma você consegue fazer uma boa pesquisa de mercado. Lembrando que quanto mais informações você reúne, melhor e mais profundo a sua pesquisa é.

Passo 6 – Elaborar um Plano de Negócios

plano de negócios
Plano de Negócios

O Plano de Negócios é uma extensão da sua pesquisa, na verdade é o seu Plano como um todo, são todas as informações agrupadas em um documento onde você vai colocar todas as informações da sua empresa, pesquisa, pontos fortes e fracos, suas fraquezas e oportunidades, valores, produtos, como ela irá funcionar, funcionários e tirar as suas conclusões se a ideia é ou não viável, se caso não for, de que forma você pode transformar esse Modelo de Negócio viável?

Se você quer saber mais sobre como elaborar um bom Plano de Negócio, clique aqui.

Passo 7 – Elaborar uma Estratégia de Marketing

estrategia de marketing
Estratégia de Marketing

Divulgar a sua inauguração, os seus produtos e conteúdos sobre a sua empresa é fundamental para começar o seu negócio bombando. Nessa etapa você já deve saber onde está o seu público-alvo e qual a melhor maneira de atingi-lo, seja nas redes sociais, Televisão, Rádio, Panfletos, Outdoors, entre outros.

Mas uma coisa é importante frisar, se você possui um valor reservado para isso bom, se você ainda não definiu o quanto de dinheiro você pode gastar com Marketing, defina agora, e se você não possui dinheiro para gastar com isso, não se preocupe, nós vamos te dar algumas dicas de como divulgar o seu negócio de forma orgânica, isso é, sem gastar dinheiro.

Clique aqui e veja o artigo Como Divulgar Minha Empresa na Internet: As melhores formas.

Passo 8 – Definir o Dia D

abrir uma empresa
Definir o dia D

Definir o Dia D, o dia de inauguração ou o dia que você irá começar a faturar é uma das partes mais importantes desse passo-a-passo. A maioria das pessoas deixam de definir essa data de forma antecipada e acabam adiando e não abrindo por algumas coisas bobas, como “a pintura dessa parede ainda não está pronta” ou “o meu cardápio ainda não está completo” ou ainda “os uniformes dos funcionários ainda não chegaram” e nessa acabam gastando mais dinheiro para manter a empresa fechada enquanto tenta resolver esses pequenos problemas, e isso gera despesa.

Então, ao definir o Dia D, faça o possível e impossível para inaugurar naquela data. Não adie nunca a sua estreia, a não ser que for um problema onde realmente não dê para a empresa funcionar. Todos os meus negócios foram abertos dessa maneira e isso nunca impactou de forma negativa para nenhum deles. Ainda por cima, raramente algum cliente vai reparar que ainda não está pronto isso ou aquilo, ou que está faltando algo.

Entretando, é claro, se der para fazer tudo 100%, melhor ainda.

Passo 9 – Fazer um Checklist de materiais e equipamentos necessários

checklist
Checklist

Depois de ter feito todos os passos anteriores, a sua empresa já deve estar tomando forma. E agora é hora de fazer um checklist dos materiais, equipamentos necessários e estoque para começar a rodar a sua empresa.

Pense em materiais para escritórios como canetas, computador, impressora, carimbos, mesa, armário para arquivos, armário para documentos, clipes, grampeador, papel para impressora, marca textos, etc.

Na retaguarda geralmente precisamos pensar em filtro de água para funcionários, mesa para eles comerem, geladeira para guardar comida, armário para guardar os pertences dos funcionários.

No atendimento precisa de computador para caixa, computadores para atendimento, gaveta de dinheiro para o(s) caixa(s), uniformes, mesa de atendimento.

Enfim, pense em tudo que você irá precisar para funcionar a empresa, estoque, maquinários, móveis e utensílios e liste tudo para depois não abrir a empresa e perceber que esqueceu de alguma coisa boba como um filtro para os funcionários poderem beber água.

Porém, é claro que cada lista depende de cada empresa, tem negócio que não precisa de computador para caixa, tem negócio que precisa, por exemplo, então adeque como você vê o seu.

Passo 10 – Inaugurar!

abrir uma empresa
Inauguração

Depois de seguir todos esses passos o seu negócio provavelmente estará pronto para abrir as portas. Você já deve ter convidado seus amigos e amigas, vizinhos e moradores da região para experimentar o seu produto ou serviço.

Se caso for um negócio online, você pode fazer um lançamento pelas redes sociais e convidar os seus seguidores para entrar no seu site.

Agora é continuar colocando a mão na massa. Se preocupe com o seu atendimento seja lá qual for o seu nicho e o seu tipo de negócio, e seu negócio irá crescer a cada vez mais.

Lembre-se de sempre aprender com os seus erros e acertos. Descartar ou solucionar os erros e manter os acertos, dessa forma você sempre estará melhorando a cada dia que passa.

Utilize um bom software de gestão para te ajudar nas receitas e despesas, organizar funções, estoque e monitorar o seu negócio.

Então, concluindo, vamos recapitular os passos para abrir uma empresa do zero:

  • Procurar um local (se a sua empresa for um comércio físico);
  • Contratar um escritório de contabilidade;
  • Elaborar um Contrato Social;
  • Dar entrada nos Alvarás necessários;
  • Fazer uma Pesquisa de Mercado;
  • Elaborar um Plano de Negócios;
  • Elaborar uma Estratégia de Marketing;
  • Definir o Dia D;
  • Fazer um checklist de materiais e equipamentos
  • Inaugurar

E então? Está se sentindo mais confiante para abrir a sua empresa? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *