A procrastinação nada mais é do que aquele vício que você tem de deixar suas tarefas mais importantes para depois, por preguiça ou por ir colocando pequenas tarefas que são irrelevantes antes desta principal. Por isso, eu quero te mostrar 16 estratégias de como parar de procrastinar agora mesmo.
Muito do fracasso das pessoas vem por conta da Procrastinação. Ela é uma das piores inimigas da produtividade e do foco.
Sabe quando você tem que fazer alguma coisa importante e vem um pensamento do tipo “Já já eu vou, mais 5 minutos, só vou dar uma checada no meu WhatsApp”, ou “Só tem que entregar isso na semana que vem, então eu faço no final de semana que está tudo certo”?
Então, sinto lhe dizer que pessoas como você geralmente não conseguem avançar muito nos objetivos, porque está viciada a agir dessa maneira.
Mas, fique tranquilo, é mais normal do que você imagina, eu mesmo era assim a pouco tempo atrás. Não conseguia focar e terminar boa parte dos meus objetivos porque SEMPRE vinham pensamentos como estes que eu mencionei.
A procrastinação é um sentimento comum entre as pessoas. Tão comum e sério que várias universidades do mundo começaram a estudar esse hábito, e eu vou te mostrar as Estratégias que eu mesmo usei para vencer esse mal!
Conteúdo
Estratégia 1 – Levante agora
Comece o dia vencendo a procrastinação sem enrolar na cama ou apertar a opção soneca do despertador. Levante imediatamente no horário que você precisa levantar.
A primeira hora da procrastinação é fundamental ser vencida logo no começo do seu dia, isso vai te dar mais foco para realizar as tarefas.
Estratégia 2 – Para parar de procrastinar, desligue tudo o que te distrai
As maiores causas da procrastinação não é a preguiça, mas sim mini tarefas que você vai colocando na frente do seu objetivo principal.
Por exemplo, você precisa escrever um artigo para o seu trabalho ou sua faculdade, mas antes de começar a escrever, você decide abrir o instagram, quando você abre aparece uma propaganda de brinquedos para pets, você acha bonitinho e clica na propaganda para ver quanto custa aquele brinquedo, e assim vai indo. Quando você vê você está olhando brinquedos para o seu gato ao invés de estar escrevendo o artigo.
Então, faça como eu, desligue as notificações dos aplicativos que costumam te atrapalhar como WhatsApp, Instagram, Facebook e e-mail. Reserve uma hora do dia para atualizar e responder esses aplicativos.
Estratégia 3 – Parar de procrastinar usando a Regra dos 2 minutos
Se aquela sua tarefa principal não demora nem 2 minutos para ser realizada, nem pense, vá lá e faça.
Para parar de procrastinar, você deve saber que essas tarefas são as mais perigosas. Porque como demora pouco tempo, a tendência é sempre deixarmos para depois.
Por exemplo, colocar as roupas no varal, trocar uma lâmpada, lavar o prato depois de comer, entre outras.
Porém, cuidado. Não confunda mini tarefas irrelevantes com tarefas principais de curto prazo. Existem várias tarefas de 2 minutos para serem feitas, mas não significa que você deve passar o dia inteiro fazendo essas tarefas, só faça apenas se essa tarefa for principal e importante. Do contrário, foque na sua tarefa mais importante do momento.
Estratégia 4 – Não seja multitarefas
Exercer várias tarefas ao mesmo tempo pode até parecer bonito na teoria, mas isso tira totalmente o seu foco da sua tarefa principal e faz com que você caia em muito mais armadilhas da procrastinação.
Responder e-mails, atualizar planilhas e responder whatsapp não podem estar no mesmo horário. Dessa forma você vai se destrair facilmente e acabar se vendo curtindo fotos de outras pessoas no Instagram.
Faça uma coisa de cada vez.
A multitarefa não é uma habilidade de pessoas de sucesso. Pelo contrário, pessoas de sucesso fazem uma coisa de cada vez.
Estratégia 5 – Como parar de procrastinar contando até 3?
Sabe aquela hora de ir para a academia ou supermercado que vem aquela preguiça e você pensa em só dar uma descansadinha de 5 minutos no sofá? Não faça isso, corpos parados tendem a ficar parados, e corpos em movimento tendem a ficar em movimento.
Se você quer parar de procrastinar, sempre que vier esse pensamento, conte até 3 e vá, sem pensar. Comece a agir.
1, 2, 3 e vai!
Estratégia 6 – Parar de procrastinar mentalizando o prazer de ter aquela tarefa concluida
Tarefas difíceis ou chatas de serem feitas podem se tornar muito mais fáceis quando você cria uma recompensa para elas e mentaliza.
Eu mesmo costumo mentalizar a sensação de prazer que será quando eu estiver essa tarefa concluída. Ir na academia dá preguiça e pode ser chato, mas não podemos negar que quando saímos de lá, a sensação de prazer é enorme. Você se sente mais ativo, mais saudável e mais calmo e com muito mais energia. É nessa sensação que eu costumo focar.
Estratégia 7 – Dividir aquela tarefa gigante e várias menores
Fazer um TCC para a faculdade pode parecer uma missão impossível. Sabendo que você terá que escrever centenas de páginas e fazer muita pesquisa para concluir esse trabalho. E isso pode te dar uma sensação de preguiça, de angustia de ter que começar a fazer aquilo, pois para você a recompensa virá só depois de terminar o trabalho inteiro.
Mas a dica é dividir essas tarefas gigantes em pequenos passos. Por exemplo: “Hoje vou fazer 3 páginas do TCC”, “Hoje vou escrever um capítulo do meu TCC”.
Dessa forma você vai concluindo pequenas tarefas e vai se sentindo realizado ao concluir essas pequenas partes, um passo de cada vez.
Estratégia 8 – Não se castigue demais
Não sei se você já passou por uma experiência de se castigar demais por não ter feito alguma coisa, deixado para depois e assim não ter mais tempo de realizar alguma tarefa.
Eu já me castiguei muito por isso, na faculdade quando eu não conseguia entregar algum trabalho por conta da procrastinação, por exemplo, eu me achava um m#$&@ por não ter conseguido concluir aquilo.
Esse tipo de pensamento é errado porque quando você se castiga, na sua cabeça você já recebeu a punição e está pronto para errar de novo. Isso faz com que o seu cérebro entenda que não tem problema você errar de novo, é só você se castigar e está tudo certo.
O pensamento que você deve ter nesse tipo de situação é “O que eu posso fazer para melhorar? O que devo fazer para não errar de novo?”.
Pense que tudo bem, não vai haver uma segunda vez para esse erro e siga em frente.
Estratégia 9 – Parar de procrastinar tornando o seu ambiente agradável
Se o seu ambiente está desorganizado e sujo, as coisas tendem a serem mais difíceis, não dá vontade de sentar numa mesa toda bagunçada e suja para trabalhar.
O seu ambiente de trabalho, de estudo tem que ser um ambiente agradável, convidativo. Torne o seu ambiente num lugar que você vai querer estar lá, que você vai se sentir abraçado.
Vai por mim, as coisas vão ficar muito mais fáceis dessa maneira.
Se o mundo em nossa volta contribui para adiarmos ainda mais o que temos que fazer, mude esse ambiente.
Estratégia 10 – Identifique o padrão procrastinador
Toda vez que eu chegava em casa depois de um dia de trabalho e sentava no sofá para dar uma relaxada eu não ia para a academia. Aqueles 5 minutos se tornavam 2 horas e depois na desistência de ir.
Eu identifiquei esse padrão em mim e então parei de chegar em casa e ir para o sofá relaxar, eu simplesmente comecei a ir direto para o quarto trocar de roupa e ir para a academia, sem pensar.
Identifique esses tipos de padrões que fazem você procrastinar durante o dia e mude.
Estratégia 11 – Comece o dia pela tarefa mais difícil
Quando você acorda, está com as energias carregadas, pronto para um dia cheio de produtividade. Organize as suas tarefas de modo que as mais trabalhosas e difíceis venham primeiro, já que você está cheio de energia para poder fazê-las.
A dor de ter que fazer algo difícil no final do dia, quando você já está esgotado é muito maior, deixe as tarefas mais fáceis para quando você não tiver tanta energia assim.
Além disso, quando você sente que já eliminou a tarefa mais difícil do dia logo pela manhã, você fica com uma sensação agradável e muito motivadora.
Estratégia 12 – Pense no Eu do Futuro
Imagina que você tenha que entregar um trabalho no dia seguinte, e você está pronto para virar a noite trabalhando, até que chega um determinado momento que você vê que matematicamente não dá mais tempo, é impossível concluir o trabalho mesmo que eu fique de agora até a hora de entregar trabalhando.
Você começa a sofrer porque você não fez antes e agora já não dá mais tempo. O que é preciso ser feito nessa estratégia é pensar no seu Eu do futuro. Como assim?
É isso mesmo, por exemplo, se eu tenho que escrever um e-mail agora, eu começo a pensar no Cristiano do futuro que vai ficar bravo, nervoso e desesperado quando eu estiver amanhã e não estiver entregado no prazo.
Você se conecta com a dor que eu vou sofrer por não entregar o trabalho dentro do prazo. Dessa forma você se sente mais motivado a começar logo a trabalhar.
Lembre-se que o stress e a ansiedade de não ter feito algo ou ter deixado para depois incomoda mais do que fazer.
Estratégia 13 – Comemore e se dê recompensas
Terminou de fazer alguma tarefa difícil? Se dê recompensas significativas.
Vai da sua imaginação criar o que te faz feliz e se dar de presente quando você conclui algo que era difícil e que com certeza era uma boa hora de procrastinar, mas você foi lá e fez por exemplo um dia de folga ou uma hora de folga.
Isso vai te motivar a fazer as tarefas mais difíceis para você poder fazer o que quiser depois.
Estratégia 14 – Use a música
Essa estratégia na verdade não se diz respeito só com a música, mas sim tornar a sua atividade mais prazerosa.
Nesse caso eu falo da música porque é uma forma que eu driblo a procrastinação quando preciso fazer algo que vai me exigir muito tempo e atenção, o que eu faço é colocar uma playlist que eu gosto e ir trabalhando ouvindo música. Isso faz a minha atividade chata em algo dez vezes mais prazeroso.
Estratégia 15 – Para parar de procrastinar, sempre pense no Objetivo Principal
Comece a relacionar as tarefas a um objetivo principal.
Mudar o ponto de vista pode te deixar muito mais motivado. se todas as vezes que você precisa fazer algo que não gosta ou que te deixa inseguro, pense onde você quer chegar, no seu objetivo principal.
Estratégia 16 – Use a Matriz de Eisenhower
A Matriz de Eisenhower é uma folha ou um espaço dividido em 4 quadrantes. Cada um destes quadrantes separados por tarefas de diferentes classificações.
Faça um Quadrado com 4 Quadrantes.
Quadrante 1: Urgente e Importante.
Aqui vão as tarefas que precisam ser feitas primeiro, as tarefas que mais trarão consequências negativas caso elas não forem realizadas logo.
Por exemplo, um relatório que precisa ser entregue no final do dia, ou até uma emergência médica.
Quadrante 2: Importante mas não urgente.
Nesse quadrante vão as tarefas que estão ligadas com os seus objetivos de longo prazo.
As tarefas que são fáceis de não serem feitas porque não tem ninguém pressionando você para fazê-las.
Por exemplo, passar mais tempo com seu filho, fazer um curso, etc.
Quadrante 3: Urgente e não importante.
O maior exemplo do que adicionar nesse quadrante é o seu celular quando toca e você está ocupado. Atender a chamada pode ser uma tarefa urgente, mas você pode pedir para alguém atender para você e para que você retorne em outro momento.
Quadrante 4: Não importante e não urgente.
Aqui vão as tarefas que você precisa eliminar, como jogar videogame, assistir TV, ficar em redes sociais vendo a vida dos outros.
São as atividades que só vão desperdiçar o seu tempo.
Procure identificar essas tarefas no seu dia a dia e invista esse tempo nas tarefas de outros quadrantes.
Porém, é importante saber que você não precisa eliminar da sua vida as tarefas desse quadrante, se não a sua vida fica chata só fazendo coisas produtivas 24h por dia. Porém, o ideal é procurar um equilíbrio. Deixe esse quadrante para momentos de relaxamento, como por exemplo o momento de recompensa que você criou na estratégia 13.
Agora você tem uma folha dividida em 4 com as tarefas que precisam ser feitas durante o dia separadas por urgências e importâncias. Sempre que aparecer uma tarefa nova identifique em qual quadrante ela vai.
Faça isso todos os dias e no final deles você pode avaliar o que deu certo e o que não deu para fazer possíveis alterações.
E então? Se sente melhor agora? Sabendo que você pode utilizar várias estratégias para conseguir parar de procrastinar no seu dia a dia?
Teste as estratégias e veja quais funcionam melhor para você. Lembre-se que a procrastinação é um assassino de sonhos.
Basta você querer e fazer HOJE o que você deixaria para mais tarde.
Infográfico – Como Parar de Procrastinar:
Espero ter te ajudado a crescer e não procrastinar mais, ou pelo menos diminuir bastante a procrastinação.
Deixe nos comentários o que você achou da matéria e não esqueça de compartilhar para fazer todo mundo parar com o mal da procrastinação.
Artigos Relacionados
0 Comentários