Saber como fazer um Plano de Negócios pode ser o diferencial da sua empresa. Um bom plano traz todo planejamento que o seu negócio precisa para reduzir riscos e a construir uma base sólida para a sua empresa.
No entanto, o Plano de Negócios é uma ferramenta ainda desconhecida por marinheiros de primeira viagem. Muitas pessoas que estão abrindo o seu primeiro negócio não sabem o que é um Plano de Negócios e muito menos sabem como fazer um. Certamente, se você quer reduzir drasticamente os riscos e erros do seu negócio, você PRECISA fazer um bom Plano de Negócios. E neste Guia eu vou te explicar passo-a-passo de como montar um.
Essa ferramenta mostra a viabilidade de uma empresa ou de um projeto do ponto de vista estratégico, de mercado, das suas atividades e da sua gestão financeira. Ajuda a traçar objetivos e metas.
Agora, chega de delongas, abra um documento no editor de texto e comece a fazer comigo conforme o Guia abaixo.
Conteúdo
1 – Introdução Como Fazer Um Plano de Negócios (Sumário Executivo)

1.1 – Resumo
Explique de forma resumida os principais pontos do seu Plano. O que é o seu Negócio, quais são os produtos ou serviços prestados, quem são os seus principais clientes, qual a localização da empresa, qual o capital a ser investido e outras informações que você achar relevante para resumir o seu negócio.
1.2 – Dados dos Sócios
Coloque os dados de cada sócio da empresa. Nome completo, perfil, atribuições, endereço e telefone.
Descreva no perfil, os conhecimentos, habilidades e experiências de cada sócio. E ao escolher os sócios, procure dividir as tarefas, funções, estabeleça até que ponto cada sócio pode tomar uma decisão sozinho.
1.3 – Missão da Empresa
Defina a Missão da sua empresa, aqui você vai falar qual o papel da sua empresa no seu seguimento ou nicho. Qual é a razão da sua existência. Dessa forma você sempre terá um rumo e um posicionamento para mirar os objetivos do seu negócio.
1.4 – Setores de Atividade
Quais os setores que a sua empresa vai atuar? Comércio? Indústria? Prestação de Serviços? Agronegócio? Agora é a hora de descrever aqui.
1.5 – Forma Jurídica
Qual será a forma jurídica que a sua empresa vai se enquadrar? Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Microempreendedor Individual (MEI), Sociedade Limitada?
1.6 – Enquadramento Tributário
O enquadramento tributário que a sua empresa irá encaixar, se será no SIMPLES Nacional ou não, quais impostos a sua empresa vai ter que pagar durante suas atividades. Dependendo de cada setor e nicho, e também do faturamento, o enquadramento muda. Os principais impostos são:
- IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
- PIS – Contribuição para os Programas de Integração Social
- COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social
- CSLL – Contribuição Social sobre Lucro Líquido
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados (apenas para indústrias)
- ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
- ISS – Imposto Sobre Serviços
1.7 – Capital Social
Representa a participação de cada sócio na empresa, pode ser via dinheiro, equipamentos, móveis e outros, tudo o que cada sócio disponibilizou para a criação da empresa terá que ser descrito aqui. Determine também o valor e o percentual que cada sócio está investindo.
1.8 – Fontes de Recursos
Quais as origens dos recursos necessários para a abertura da empresa. Dinheiro próprio? Empréstimo bancário? Busca de investidores?
Ao definir todas essas informações você terá finalizado a parte de Sumário Executivo do seu Plano de Negócios. Agora é hora de estudar a Análise de Mercado.
2 – Análise de Mercado

O mercado é o espaço onde ocorrem as relações comerciais entre pessoas e empresas aplicadas às estratégias do negócio. Aqui você vai entender sobre os clientes, concorrentes e fornecedores do mercado onde vai atuar.
2.1 – Estudo dos Clientes
Defina qual é o seu público-alvo. Qual a sua faixa etária, sexo, classe social, onde moram.
Quais os principais interesses do seu público-alvo, onde costumam comprar, com qual frequência compram, quais preços estão dispostos a pagar?
Onde os seus clientes estão? Onde moram? Qual o tamanho do seu mercado? Fale também se os seus clientes encontrarão facilmente a sua empresa.
Depois de definir tudo isso, você deve ter o perfil estereótipo do seu público-alvo, tente imaginar uma pessoa que se encaixa perfeitamente nas suas definições de avatar.
2.2 – Estudo dos Concorrentes
Nessa etapa você precisa listar quais são os concorrentes, as empresas que atuam no mesmo segmento ou satisfazem as necessidades dos mesmos clientes.
Ao lista-los, você deve enumerar os pontos fortes e pontos fracos de cada um, em relação aos materiais dos produtos, preços, localização, condições de pagamento, garantias e outros. Avalie se a sua empresa pode competir com outras que estão no mercado a mais tempo.
2.3 – Estudo dos Fornecedores
Pesquises todos os fornecedores que você conseguir para te atender, enumere-os colocando qual a empresa, localização, descrição dos itens que serão fornecidos, preços, condições de pagamento e qual o prazo de entrega.
Feito isso, agora é hora de seguirmos com o Plano de Marketing para o seu Negócio.
3 – Plano de Marketing

O Plano de Marketing é uma das etapas mais fundamentais do seu Plano de Negócio, é aqui que você vai definir como irá vender os seus produtos e serviços, como conquistar e manter os clientes e como aumentar a sua demanda. Determina os métodos de comercialização, diferenciais dos produtos e serviços, preços, canais de distribuição e estratégias de promoção.
3.1 – Produtos e Serviços
Quais os principais produtos a serem fabricados, revendidos ou quais os principais serviços a serem prestados? Descreva eles com detalhes, tente especificar com tamanho, cor, embalagem, e se for necessário coloque fotos deles no seu plano.
3.2 – Preços
Nesta etapa você irá descrever quais as estratégias de precificação você irá usar. O valor que o seu público-alvo, ou cliente, está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço.
Lembre-se que a precificação deve absorver os custos do produto ou serviço e proporcionar o retorno financeiro desejado. É importante também verificar se o preço está compatível com o praticado pela concorrência.
3.3 – Estratégias Promocionais
As estratégias de divulgação e promoção que você irá utilizar. É hora de usar a sua criatividade para pensar em como divulgar a sua empresa.
Toda divulgação possui custos, então é importante considerar o retorno na imagem da empresa, no aumento dos clientes e no faturamento.
Quais meios você irá utilizar para divulgar? Rádio? TV? Jornais? Revistas? Internet? Cartões de visita? Panfletos? Brindes? Sorteios? Feiras e eventos relacionados ao seu nicho?
Você deve pesquisar quais os meios o seu público-alvo mais está consumindo, isso vai te ajudar a definir isso.
3.4 – Estrutura de Comercialização
Você deve definir quais os meios, quais as formas que o seu produto ou serviço vai chegar ao seu cliente. Pense no tamanho dos pedidos, na quantidade e no comportamento do consumidor, se eles compram pessoalmente, pela internet, etc. Descreva também se será preciso montar uma equipe de vendas ou não, contratar representantes comerciais ou não. Enfim, descreva o máximo de informações.
3.5 – Localização do Negócio
Informe o endereço, bairro, cidade que a sua empresa está localizada ou irá se localizar.
Feito isso, descreva também quais os pontos e fatores que justifiquem a sua escolha naquela localização. Verifique as condições de segurança da região, facilidade de acesso, proximidade de fornecedores e também se é uma rota de onde o seu público está acostumado a ir.
Pronto, o seu Plano de Marketing está feito. Vamos para a próxima etapa que é o Plano Operacional.
4 – Plano Operacional

O Plano Operacional mostra como a empresa se organiza internamente, do ponto de vista da sua capacidade de produzir ou vender, suas instalações e layout.
Também contém informações de como a empresa se organiza em vista dos recursos humanos, identificando o tamanho da equipe, a estrutura de cargos e as qualificações que os funcionários devem ter.
4.1 – Layout
Com uma planta do imóvel, defina como será a distribuição dos setores, dos equipamentos, materiais, estantes, prateleiras e das pessoas no espaço.
Isso porque um bom espaço físico aumenta a produtividade, diminui o desperdício, facilita a localização das coisas e melhora a comunicação entre setores e pessoas.
4.2 – Capacidade Instalada
Qual será a capacidade máxima de produção ou serviços e comercialização? Você deve fazer uma estimativa do quanto pode ser produzido ou quantos clientes poderão ser atendidos no espaço proposto da sua empresa. Tente reduzir ao máximo a ociosidade e o desperdício.
A sazonalidade também deve ser levada em conta, isso é, as oscilações que o mercado apresenta ao longo do ano.
4.3 – Processos Operacionais
Agora é importante descrever como serão feitas as principais atividades do seu negócio. Isso é, etapa por etapa, como serão produzidos os produtos, ou como serão realizados os serviços. É importante descrever todo processo sem se esquecer de nada.
4.5 – Necessidade de Pessoal
Nesta etapa é hora de desenhar o quadro de funcionários, inclua os sócios que irão trabalhar, suas funções, familiares (se for o caso) e as pessoas a serem contratadas. Lembre-se de sempre verificar a disponibilidade de mão de obra qualificada para a área que você está encaixando a pessoa. Se não houver, invista em treinamento.
Vale também consultar o sindicato para obter informações como piso salarial, direitos e deveres, acordos coletivos, etc.
O Plano de Negócio está quase concluído, mas antes, outro item fundamental para o funcionamento e também verificar se o negócio é ou não viável, é o Plano Financeiro.
5 – Plano Financeiro

O Plano Financeiro vai traduzir em números os objetivos, metas e estratégias da sua empresa. Ele irá também trazer previsões do quanto a empresa precisa de capital e como ele será aplicado.
5.1 – Investimentos Fixos
Estime os investimentos fixos do seu negócio. Aqui você vai colocar os itens necessários para o funcionamento do negócio.
O tipo do item, a descrição, a quantidade e o valor unitário dele. Faça isso com TODOS os itens.
5.2 – Capital de Giro
No Plano Financeiro também é importante incluir o Capital de Giro para o Estoque Inicial, onde serão descritos os materiais indispensáveis para a fabricação ou venda de produtos.
Após isso, informe o Capital de Giro de Caixa Mínimo para funcionar a empresa, descreva as Contas a Receber e os prazos que serão pagos para você ter uma visão mais clara de quanto irá precisar.
5.3 – Investimentos Pré-Operacionais
Terão que ser descritos também quais os Investimentos Pré-Operacionais do seu negócio, ou seja, o quanto você está gastando com Despesas de Legislação, Obras, Divulgação de Lançamento, Cursos e Treinamentos, e também outras despesas.
5.4 – Investimento Total
Com base nas informações dadas até agora no seu Plano Financeiro, descreva o Investimento Total (Investimentos Fixos, Capital de Giro, Estoque Inicial, Caixa Inicial, Investimentos Pré-Operacionais) e quais as suas fontes de recursos (Próprios, de Terceiros e outros).
5.5 – Faturamento Mensal
Estime o Faturamento Mensal da sua empresa, multiplique a quantidade de produtos e serviços prestados pelo preço de venda. Lembre-se de considerar o preço de venda dos concorrentes.
5.6 – Custo Unitário
Custeie produto por produto, insira quais os materiais de insumo você precisa para produzir aquele produto, a quantidade desses materiais e os custos.
5.7 – Custos Fixos Mensais
E para finalizar o seu Plano Financeiro, insira os Custos Fixos também, nele você pode inserir Salários e encargos, Manutenção de equipamentos, Pró-Labores (salários dos sócios), Taxas Bancárias, Depreciação dos Bens, Serviços de terceiros, Material de Escritório, Material de Limpeza, Honorários do Contador, Telefone e internet, Energia elétrica, Água, Aluguel, IPTU, Condomínio e todos os outros custos que você tiver.
5.8 – Demonstrativo de Resultados
Nessa etapa, você precisa estudar os resultados estipulados pela sua empresa. Faturamento Estipulado – Custos totais, seja eles variáveis ou fixos. Verificando assim se o seu negócio irá atuar com lucro ou prejuízo.
Se possível, faça também uma projeção de resultados mensal de 6 meses a 1 ano, na mesma fórmula (Faturamento – Custos totais), assim você conseguirá ver o ponto de equilíbrio do seu negócio e também verificar a viabilidade no negócio.
6 – Construção de Cenários

A Construção de Cenários é feita através de simulações para variáveis de maior incertezas. Você deve criar nas suas projeções cenários Otimistas, Pessimistas e Realistas.
Feito isso, você poderá tomar ações preventivas e corretivas no caso de cenários dando prejuízos.
7 – Avaliação Estratégica

Agora é a hora de avaliar quais são as Forças e Fraquezas (Ambiente Interno) e quais são as Oportunidades e Ameaças (Ambiente Externo) do seu negócio. Com esses dados você pode tornar a sua empresa mais competitiva e eficiente. Essa avaliação também permite identificar aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio, dos sócios e do mercado.
Descreva também as Ações Corretivas e Preventivas em relação aos pontos fracos da empresa (Fraquezas e Ameaças). Se você quiser saber um pouco mais sobre essa análise, pesquise sobre Análise F.O.F.A. ou Análise SWOT.
Como Fazer Um Plano de Negócios: Conclusão

Agora que você concluiu o planejamento, o seu maior desafio é lidar com a pressão dos números, dos clientes, fornecedores, concorrentes e funcionários. O sucesso está nas suas decisões e saber usar as ferramentas corretas para melhorar a performance do seu negócio.
Contudo, espero ter te ajudado a compartilhar esse Plano de Negócios completo, pode ter certeza que se você seguir todos os tópicos você irá sair na frente de muitas empresas, e algumas delas até com muito tempo de mercado.
Recapitulando os tópicos:
- Sumário Executivo
- Resumo
- Dados dos Empreendedores
- Missão da Empresa
- Setores de Atividades
- Forma Jurídica
- Enquadramento Tributário
- Capital Social
- Fontes de Recursos
- Análise de Mercado
- Estudo dos Clientes
- Estudo dos Concorrentes
- Estudo dos Fornecedores
- Plano de Marketing
- Produtos e Serviços
- Preço
- Estratégias Promocionais
- Estrutura de Comercialização
- Localização do Negócio
- Plano Operacional
- Layout
- Capacidade Instalada
- Processos Operacionais
- Necessidade de Pessoal
- Plano Financeiro
- Investimentos Fixos
- Capital de Giro
- Investimentos Pré-Operacionais
- Investimento Total
- Faturamento Mensal
- Custo Unitário
- Custos Fixos e Mensais
- Demonstrativo de Resultados
- Construção de Cenários
- Avaliação Estratégica
Clareou a sua mente em relação ao seu negócio? Todos os processos estão claros? Possui alguma dúvida? Comente aqui em baixo.
Até mais.
Artigos Relacionados
1 Comentário
[…] bom Plano de Negócios é extremamente importante para qualquer tipo de mercado, para empresas pequenas, […]