Você sabia que 1 em cada 4 empresas fecham as portas nos primeiros 2 anos, segundo o Sebrae? E se você está começando um novo negócio agora ou pensa em começar um, você corre esse risco. Porém, fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar! Por isso, se você quer saber como começar a empreender sem a corda no pescoço, leia esse post até o final.
Esse artigo eu estou escrevendo para ajudar pessoas a empreenderem sem começarem errado como a maioria delas começam, com o que eu aprendi ao longo desses últimos 8 anos empreendendo.
Confesso que foi muito difícil começar com pouquíssimo dinheiro, com 21 anos, sem experiência alguma e poucas pessoas envolvidas.
Então, se você tem vontade de abrir o seu próprio negócio, comente aqui em baixo.
Eu separei para esse post 5 dicas, ou passos, para você que já tem uma ideia, mas ainda tem medo de colocá-la em ação.
Lembrando que o medo vem por conta do desconhecido, é comum as pessoas terem medo de não saberem o que fazer, ou não saber se aquela ideia vai dar certo.
Por conta disso, é muito comum escolhermos ficar na zona de conforto, mesmo que seja a pior opção.
Conteúdo
Como começar a empreender sem a corda no pescoço
Agora eu quero que você pegue um papel e uma caneta e anote cada uma dessas dicas para que você perca o medo de começar e tenha muito sucesso com o seu negócio.
Vamos lá?
Dica 1 – Coloque a sua ideia no papel, sem medo
Colocar a sua ideia e o seu plano no papel é a melhor forma de começar.
Pode colocar tudo ali sem medo de errar, o papel ou uma planilha no computador vai aceitar tudo e sem te julgar. Acredite!
Portanto, é interessante que você comece o seu plano de ação colocando tudo ali, gastos, ganhos, metas, etc.
Uma planilha ou uma folha de papel não vai te falar se a sua ideia vai dar errado ou não, isso pode ter um lado positivo e um negativo.
O lado positivo é que você não precisa se acanhar, e o lado negativo é que você vai ter que ver com os seus próprios olhos se aquela ideia precisa ser melhor lapdada ou não.
Então, de novo, se você tem uma ideia na cabeça, coloque-a em um papel agora mesmo.
Lembre-se de ir anotando todas as dicas que eu vou falando por aqui para que você não se esqueça de nenhuma delas para que você saiba como começar a empreender de forma eficaz.
Dica 2 – Siga uma linha de raciocínio
Colocar a sua ideia no papel é bom, mas não é o bastante ainda.
É preciso seguir uma linha de raciocínio para que tudo fique ainda mais claro e eficiente.
Desde o início da minha carreira eu me preocupei em colocar as coisas no papel e responder algumas perguntas que me ajudaram a ter sucesso.
Então, essa dica vem com algumas perguntas para você responder e ir escrevendo:
- O que? O que você vai fazer, o que vai ser o seu negócio?
- Quem? Para quem é, para quem vai fazer?
- Quando? Quando vai acontecer?
- Como? De que maneira você vai fazer? Como irá distribuir?
- Onde?
- Porque?
Tente respondê-las de forma organizada e específica, algumas linhas bastam para que você já tenha mais clareza no seu negócio.
Dica 3 – Defina os seus parceiros
Nessa etapa será importante você definir uma lista de parceiros e pessoas que poderão te ajudar a chegar no seu objetivo.
No meu caso por exemplo, em um comércio de balada, eu listei os principais fornecedores, principais empresas de som, quem poderia trabalhar em qual área, possíveis parcerias de marketing, quais as principais bandas da cidade.
Enfim, coloquei o nome de todas as pessoas que poderiam me ajudar a chegar no meu objetivo.
Ao longo do tempo, é importante manter contato com as pessoas listadas.
Algo mais importante ainda que deve ser dito aqui é que parcerias são vias de mãos duplas, e uma excelente forma de conseguir parcerias é oferecendo algo para ajudar essas outras pessoas a chegarem nos seus objetivos também.
Não adianta listar possíveis parceiros, contactá-los, usá-los e sumir. Dessa forma não vai adiantar de nada, sempre lembre-se de agregar valor para essas pessoas e empresas.
Saiba entender aquela pessoa que você quer se aproximar e entender de que forma você também pode ser interessante para ela.
Dica 4 – Liste as pessoas que podem te atrapalhar
Assim como é importante listar as pessoas que podem te ajudar, também é importante listar as pessoas que podem te atrapalhar.
Mas quando eu falo de atrapalhar, não seria aquela pessoa que iria puxar o seu tapete, ou te atrapalhar a ponto de fazer algo para que o seu negócio não dê certo.
Quando eu falo em listar as pessoas que podem te atrapalhar, eu falo de pessoas que falam que a sua ideia não vai dar certo, que você está no caminho errado, enfim…
São para essas pessoas que você irá precisar criar alguns artifícios para saber lidar com elas. A maioria delas estão mais próximas de você do que você imagina.
Portanto, é impossível simplesmente afastar-se ou bloquear essas pessoas, pois elas podem ser seus pais, seus irmãos, seus amigos próximos.
No fundo, essas pessoas não querem te atrapalhar, mas sim te proteger tentando fazer você não sair da sua zona de conforto.
O que geralmente eu faço é concordar com tudo o que eles falam e seguir adiante com a minha ideia, tentar passar o menor número de informações possível sobre meus negócios e às vezes acalmá-los mostrando os resultados positivos.
Contudo, quando os resultados vêm, essas pessoas irão te aplaudir e falar que sempre acreditaram em você desde o começo, acostume-se e siga em frente.
Dica 5 – Monte a sua reserva de emergência
O início de um negócio nem sempre é como sonhamos, aliás, na sua grande maioria são muito conturbados.
Então, uma reserva de emergência onde você pode se sustentar caso a sua empresa ainda não te dê lucros é muito importante.
Quando pensamos em como começar a empreender sem estar com a corda no pescoço, pensamos que o ideal é você ter em mãos uma quantidade equivalente a pelo menos 6 meses a 1 ano para você segurar as suas contas sem precisar retirar alguma quantia do seu negócio.
A maioria das empresas fecham nos primeiros 5 anos e boa parcela delas nos primeiros 2 anos, por conta de falta de planejamento e desorganização financeira.
Muitas pessoas começam a retirar dinheiro de empresas que acabaram de começar já sufocando elas logo no início. Não faça isso.
Portanto, é importante ressaltar que essa reserva de emergência é para você, e não para a sua empresa. Saiba separar um do outro.
“Ah, mas juntar todo esse valor é muito difícil”
Sim, é bem difícil, costumo falar que se fosse fácil todo mundo ficava rico empreendendo.
É preciso de foco, metas, procurar por formas de rendas extras e estudar muito para empreender.
E esse Blog vai te ajudar com muitos conteúdos sobre empreendedorismo, criação de negócios, marketing e muito mais para que você seja uma pessoa de sucesso.
Concluindo
Se você anotar e se preocupar com essas dicas de como começar a empreender que eu passei aqui, com certeza você irá estar em um degrau a mais da concorrência e não irá afundar o seu negócio nos primeiros 2 a 5 anos.
Lembrando que é preciso muito estudo, definir metas, objetivos e ter o máximo de clareza possível sobre o seu negócio.
Por tanto, eu sugiro que dê uma olhada em outros artigos encontrados aqui no Blog para te ajudar ainda mais.
E se você quiser dar um passo além, sugiro que você acesse ao melhor treinamento de marketing digital do mercado, com ele você irá abrir a sua cabeça para novos negócios digitais, divulgação, marketing e as melhores estratégias para você ter bons resultados com seu negócio qualquer que ele seja.
Se você quer saber mais sobre esse treinamento, clique aqui.
Se você gostou do conteúdo, deixe o seu comentário aqui em baixo e compartilhe para que possamos ajudar o máximo de pessoas possível a empreender de forma eficaz e sem começar já com a corda no pescoço.
Até mais!
Artigos Relacionados
0 Comentários