A palavra empreender está cada vez mais em alta na vida dos brasileiros. Por conta da crise, muitas pessoas acabaram perdendo o emprego e agora veem o empreendedorismo como uma opção para conseguir pagar as contas. Diante disso vem a pergunta Como Empreender do Zero.
O que muita gente busca é o ponto de partida para começar uma carreira com um negócio próprio do zero, mas se deparam com a falta de dinheiro para começar ou a falta de experiência.
Então, eu estou aqui para te salvar e te orientar, afinal, eu já iniciei 5 negócios e na maioria deles sem muito dinheiro, e mesmo que não tivesse nada de dinheiro eu poderia ter começado e vou te falar agora como.
Nesse artigo, eu vou te ajudar a dar os primeiros passos de como empreender do zero, mesmo que você não tenha muito dinheiro ou não sabe nem por onde começar.
Conteúdo
Para Empreender do Zero é preciso mudar a forma de pensar.
Logo de cara eu quero te convidar a fazer uma reflexão para saber se realmente o empreendedorismo é para você.
Responda essas perguntas com sinceridade:
- Você toparia trabalhar sem um salário fixo, mas sim através dos seus resultados, podendo assim ganhar muito mais do que você ganharia ou não ganhar nada no final do mês?
- Você abriria mão de receber todos os direitos trabalhistas, podendo ficar sem férias durante anos?
- Toparia trabalhar durante 12, 15 horas por dia e às vezes não receber nada no final do mês ou receber apenas o valor para sobreviver?
- Faria algum sacrifício como vender bens, deixar de sair com os amigos por um tempo, ver menos a família, às vezes até ter que se mudar em prol de um sonho? Sem a garantia que irá dar certo? Apenas confiando em você mesmo?
Bom, se você respondeu não para alguma dessas perguntas, sinto lhe dizer, mas talvez o empreendedorismo não é para você. E está tudo bem nisso, pessoas têm perfis diferentes.
Porém, se você respondeu sim para todas as perguntas e está afim de se arriscar em um novo negócio que pode te trazer muitos resultados positivos e mudar a sua vida, vamos continuar e dar início aos passos do sucesso de como empreender do zero.
Passo 1 – Estou sem dinheiro o que devo fazer?
No início da minha carreira de empreendedor eu também não tinha dinheiro, e na época eu fiz algo muito arriscado e sem conhecimento nenhum, a sorte é que deu certo.
Dei cheques pré-datados para depois da inauguração do meu negócio para eu conseguir fazer algumas reformas que precisava para inaugurar com o mínimo do mínimo de estrutura.
Imagina se eu não tivesse conseguido lotar a casa logo no primeiro dia? Já teria quebrado logo de cara.
Então, vou te aconselhar a fazer diferente com uma estratégia muito mais segura e é o que eu faria se começasse hoje.
Começaria vendendo algo físico sem loja mesmo, na minha vizinhança e anunciando na internet através das redes sociais de forma orgânica, através dos meus perfis pessoais, e também criando um perfil novo para minha marca.
Se o seu caso for vender comida, comece fazendo em casa usando a mesma estratégia, vendendo para a vizinhança.
Se os seus produtos forem bons, com certeza vai começar um boca-a-boca e terá recorrência.
Outro ponto positivo dessa estratégia é que você consegue validar a sua ideia sem investir muito. Ao contrário de quem gasta muito dinheiro fazendo uma loja grande e bonita, mas a ideia não é boa o suficiente para vender.
A ideia nessa etapa é juntar a grana que você precisa para começar de vez o seu sonho montando algo físico como uma loja, uma escola, um estúdio, ou seja lá qual for a sua ideia.
Portanto, não é hora de tirar dinheiro para você. É hora de reinvestir o dinheiro em mais produtos e guardar o lucro.
Um exemplo no meu prédio
Um morador do meu prédio tinha o sonho de ter uma hamburgueria e começou fazendo hamburgers em casa, deixou alguns anúncios no elevador do prédio e distribuiu alguns panfletos para avisar os moradores do novo produto.
Logo ele estava cheio de pedidos por conta da praticidade, pois o cara ia entregar na sua porta, não precisava nem interfonar.
Com tantos pedidos, ele teve que abrir uma lojinha física, uma cozinha na verdade, num espaço em frente ao prédio e começou a oferecer o hamburger também para a vizinhança do prédio, criou perfil no Instagram, página no Facebook e assim foi.
Hoje ele está com uma loja grande, fazendo entregas para vários bairros em uma localização muito privilegiada da cidade.
Esse é um exemplo de começar do zero apenas com o dinheiro para comprar o insumo do primeiro produto a ser vendido e depois ir reinvestindo o lucro em mais insumos e crescimento.
Passo 2 – Tenho um pouco de dinheiro, mas não sou experiente, não tenho know how ainda.
Uma outra opção para começar a empreender para quem não tem muita experiência de mercado é abrir uma franquia.
Hoje em dia existem várias franquias que você nem precisa ter loja física, pode trabalhar de casa e custam muito pouco para comprar.
Recomendo a leitura do post que eu fiz sobre Franquias Baratas.
Passo 3 – Tenha em mente onde você quer chegar
Não adianta nada se perguntar como empreender do zero se você não sabe onde quer chegar, qual é o seu objetivo.
Se você não tem em mente isso, você irá se estagnar no comercio inicial e não irá prosperar, porque qualquer caminho é bom para quem não sabe para onde ir.
Então, depois de saber da existência das duas estratégias, agora é hora de planejar o seu futuro.
Saiba que o sucesso vem através do longo prazo, tenha em mente que a paciência e a consistência são itens valiosos para o sucesso de quem quer empreender do zero.
Passo 4 – Busque conhecimento
Depois de saber onde você quer chegar, qual o seu sonho, é preciso buscar por conhecimento.
Portanto, estudar o mercado, estudar o seu público, estudar a concorrência e os maiores líderes desse mercado também se torna uma tarefa indispensável.
Procure números como quantas pessoas existem no seu bairro, ou na sua cidade que podem ser possíveis clientes, qual o tamanho desse mercado na sua cidade, no seu bairro, quais são os maiores concorrentes, quanto dinheiro esse mercado girou no último ano, qual a probabilidade de crescimento, etc.
Quanto mais informações você conseguir captar, melhor.
Passo 5 – Se posicione
Identifique as dores do seu público e se posicione para ajudar essas pessoas a resolver essa dor.
Não tente atirar para outro lado, quanto mais específico você for no seu nicho, melhor você irá se posicionar como o melhor.
Por exemplo, imagine que você vai vender bolinhos de pote. Você pode vender bolinhos de pote para pessoas que querem emagrecer e querem comer algum doce sem culpa, fabricando bolos de pote com baixa caloria, com whey protein, para pessoas que estão de dieta.
Ou você pode se posicionar apenas com bolinhos de pote vegano, como opção para quem não come derivados de animais como leite e ovo.
O que eu quero dizer com isso é que se você se posiciona como uma especialidade você é automaticamente reconhecido como referência e autoridade no assunto.
Passo 6 – Faça um Plano de Negócios
Não é de agora que eu falo sobre Planos de Negócios. Essa é a ferramenta que irá fazer você saber:
- Onde está pisando;
- Qual o risco você está correndo;
- Quanto tempo você precisará para ter o seu investimento de volta;
- Quanto tempo vai demorar para você chegar ao seu objetivo;
- Quais são os cenários positivos e negativos;
- Como irá divulgar o seu negócio;
- Entre várias outras informações.
O que eu mais vejo são pessoas abrindo negócios sem montar um plano, sem saber como irá monetizar a ideia, como vai transformar a sua ideia em lucro e como irá crescer.
As pessoas apenas abrem um negócio nas cegas e torcem para que dê certo achando que está tudo sob controle.
Porém, se você não quer ser uma dessas pessoas, eu aconselho fortemente que gaste uns 3 dias focando no seu plano de negócios e levantando o máximo de informações possível.
E se você não sabe o que é um Plano de Negócios ou não sabe como elaborar um, eu escrevi um artigo com o Guia Completo para você criar um excelente plano para o seu negócio.
Clique aqui e acesse ao Guia Completo de Como Elaborar Um Plano de Negócios.
Passo 7 – Organize as suas finanças desde o início
Siga o seu plano a risca, organize suas finanças, e se você não tem experiência com isso, você precisa estudar financias.
Nesse sentido, existem várias planilhas prontas na Internet, vários cursos online e muito conteúdo gratuito por aí. Aprenda a organizar a vida financeira do seu negócio e tudo será bem mais fácil.
A dica é retirar um pró-labore (uma espécie de salário do sócio da empresa) apenas para a sobrevivência no início.
Assim reinvestindo todo o lucro do negócio em Marketing e crescimento.
Cuidado com os custos! O que faz um negócio prosperar é o lucro e a sua capacidade de gerar lucro, custos altos irão reduzir o seu lucro e eu não quero te ver reclamando depois de um tempo falando que está trabalhando de graça.
Vai por mim, eu já passei por isso.
Passo 8 – Esteja Online!
Nesse ponto, crie um perfil comercial no Instagram, uma página no Facebook, talvez um canal no Youtube (depende do seu negócio) e também recomendo ter o WhatsApp como um canal para a comunicação do cliente.
Afinal, quem não está nas redes será engolido pelo mercado dentro de muito pouco tempo.
Atente-se em criar conteúdos que agregam valor para o seu público, mostre como fazer coisas, mostre imagens detalhadas e bonitas dos seus produtos, não venda!
Não é hora de vender por enquanto, você só vende para quem conhece, essa é a hora de mostrar o seu negócio para as pessoas.
Venda para quem está interessado, ou seja, aproveite likes, mensagens e comentários para vender, inicie uma conversa com as pessoas que envolveram com o seu conteúdo.
Outra dica super importante é sempre utilizar cores chamativas, que destaquem no feed das pessoas.
Também use hashtags e aproveite os stories para mostrar o backstage do seu negócio e coisas leves, o dia a dia da empresa, quem são as pessoas que trabalham lá e por aí vai.
Afinal, como empreender do zero?
Espero que esses passos te ajudem a começar o seu plano para realizar o seu sonho de ter um negócio próprio e ganhar dinheiro com o que ama.
A questão como empreender do zero pode ser algo muito recorrente na vida das pessoas que buscam esse sonho e o meu interesse sempre é ajudar o máximo de pessoas possível para que elas não cometam os mesmos erros que eu cometi durante meus quase 10 anos de estrada.
Portanto, vamos rever os passos:
- 1 – O que fazer quando não se tem dinheiro?
- 2 – O que fazer quando não se tem experiência ou know how.
- 3 – Tenha em mente onde você quer chegar
- 4 – Busque conhecimento
- 5 – Se posicione
- 6 – Faça um Plano de Negócios
- 7 – Organize suas finanças desde o início
- 8 – Esteja Online
Gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar esse post nas suas redes sociais para que conseguimos atingir o máximo de pessoas o possível e ajudá-las também.
Compartilhe no Facebook.
Compartilhe no Twitter.
Comente aqui em baixo também o que você acha e qual o nicho que você sonha em empreender. Quero muito saber.
Artigos Relacionados
0 Comentários