A maioria das pessoas que querem montar um negócio cometem quase sempre os mesmos erros. O que dificulta a vida do empresário iniciante e pode até acabar com uma empresa a menos no mercado.

Mas o sonho de montar um negócio pode se tornar um pesadelo com alguns erros bobos que você que está começando agora pode cometer ou já está cometendo.

E acima de tudo, errar é o básico do empreendedorismo. Todo líder de sucesso tem que saber que faz parte da rotina, o problema é que muitas vezes pode acabar em falência, depressão e muita dor de cabeça.

Mas se você está aqui é porque está interessado em aprender com quem já errou muito na vida. Erros como não fazer pesquisa, abrir mão de um bom plano de negócios e desorganização financeira podem ser faltais para o seu negócio logo no começo.

Então já pega o papel e a caneta e anota para não repetir os erros da maioria dos empreendedores de primeira viagem.

Conteúdo

1 – Montar um negócio sem pesquisar

montar um negocio
Montar um negócio

 

Muita gente quer montar um negócio mas não quer pesquisar o seu nicho, não quer saber como as coisas realmente funcionam, ou simplesmente não sabem que esse passo existe.

No entanto, a falta de pesquisa é um dos grandes erros do empreendedor iniciante.

Sem a pesquisa, ele não tem como ter precisão de dados como concorrência, o que o seu público quer, quais são as dores do seu público, o que outras empresas oferecem de diferencial, como inovar nesse mercado, e muitas outras questões.

Por isso já começa errado quem pula essa parte.

2 – Não fazer um Plano de Negócios

plano de negocios
Plano de Negócios

Outra etapa muito importante pra quem está começando um novo negócio é criar um Plano de Negócios.

Nesse plano, o empreendedor vai ter os dados da empresa nas mãos, estudo de mercado, estudo de público, fornecedores, estratégia de marketing e quais são os pontos fortes e fracos da empresa e muito mais.

Quem não começa com um Plano de Negócios bem feito não tem a empresa nas mãos.

Ainda, o Plano mostra quais são os dados financeiros da empresa. Com ele você pode montar cenários pessimistas, realistas e otimistas para poder readequar alguns dados caso precise.

Não abra o seu negócio nas cegas, para te ajudar eu criei um Guia Completo de Como Montar o Seu Plano de Negócios, é só clicar aqui para acessar.

3 – Começar um negócio na informalidade

montar um negócio na informalidade
Empreender na informalidade

Nós sabemos que a burocracia no Brasil é enorme e dificulta muito as coisas logo no início. E um dos primeiros desafios de quem está começando a empreender é enfrentar essa burocracia.

No entanto, não queira começar um negócio sem os devidos alvarás de funcionamento pelo menos provisório.

Certamente, o que acontece é que a fiscalização pode baixar no seu negócio e você ser interditado acabando com o seu faturamento e te dando um belo prejuízo.

Por isso, contrate um bom escritório de contabilidade que eles vão te ajudar a abrir o seu negócio com tudo certo, e com os alvarás necessários.

4 – Misturar o dinheiro da empresa com despesas pessoais

pagar contas pessoais com caixa da empresa
Pagar contas pessoais com caixa da empresa

Muita gente quando vê o dinheiro entrando começa a pagar suas contas pessoais com o caixa da empresa. Isso além de atrapalhar a sua visão do lucro líquido do negócio começa a sufocar ele.

Com outra palavras, ideal é receber pró-labore. Então, se você trabalha na empresa, separe um valor que você pagaria para alguém que fosse exercer a função que você está exercendo.

Pense também que no início você precisa se sacrificar e abrir mão de um excelente salário para não sufocar o negócio logo de cara. Por isso, nos primeiros meses receba o que você precisa para sobreviver.

5 – Criar um negócio sem organização financeira

sem organização financeira
Desorganização financeira

Uma das maiores dúvidas de novos empresários é sobre a parte financeira do negócio. O seu desconhecimento com essa área pode causar muita desorganização e levar a conta da empresa para o vermelho logo no início.

Outro erro comum ao montar um negócio é achar que limite de banco é dinheiro. O que você não sabe é que para usar o limite de cheque especial você paga muito caro, os juros podem ir para mais de 10% ao mês.

Mais importante, se você não entende de finanças, a dica é contratar uma pessoa boa ou até arrumar um sócio que fique com essa função na empresa.

6 – Abrir um negócio sem capital de giro

abrir um negócio sem capital de giro
Sem dinheiro

O capital de giro pode ser visto de duas formas: o giro para o estoque e o giro para os pagamentos em prazo.

Se a sua empresa recebe a prazo, você precisa ter um dinheiro para rodar o negócio enquanto as vendas não caem no caixa.

E a mesma coisa é para o estoque, é importante ter um capital para compra e reposição de estoque logo no começo, pois se você vende a prazo o estoque cai, mas o dinheiro não entra na hora, atente-se a isso.

Voltando à desorganização financeira, não pense que capital de giro é limite de banco.

É melhor você pegar um empréstimo para fazer esse capital do que usar o limite de cheque especial da conta para isso.

Por tanto, quando estiver planejando o seu negócio, pense em separar parte para esse capital.

7 – Não saber calcular o lucro real da empresa

nao saber calcular o lucro da empresa
Não saber calcular o lucro da empresa

O cálculo da lucratividade é muitas vezes ignorado pelo empresário ou feito errado.

Na ansiedade que a pessoa está de montar um negócio, isso pode sim passar batido.

Contudo, lucro não é apenas valor de venda menos custo da mercadoria. E a maioria das pessoas calculam assim e se esquecem de colocar todas os custos fixos e variáveis do seu negócio no meio.

Com isso, o que acontece depois é a famosa frase: “Eu estou vendendo e não sei onde o dinheiro está”. Realmente, o dinheiro pode estar indo pelo ralo com os custos do seu negócio e você não sabe.

Atente-se a sentar com quem está no financeiro da sua empresa. Olhar todos os custos fixos e variáveis, folha de pagamento e verificar se mesmo em cenários pessimistas você lucra.

Se não, reorganize o seu negócio, enxugue a equipe e faça alguns cortes necessários.

Comece pequeno e cresça rápido.

8 – Não fazer cotações e negociações com fornecedores

negociacao
Negociação

Esse erro é clássico, eu mesmo já passei por isso. Deixar de fazer cotações de mercadoria e negociar valores com fornecedores fazem você perder lucratividade.

Depois que eu comecei a cotar e negociar com os fornecedores eu simplesmente consegui cortar mais de 20% dos preços do meu estoque. Esse é o poder da negociação.

Além disso, a maioria dos fornecedores possuem verbas para te atender, bonificar e te dar material para trabalhar e usar os produtos deles.

9 – Não considerar o Marketing

marketing
Marketing

Do que adianta ter uma ótima ideia, uma loja bonitona se ninguém sabe que você existe?

Eu já vi isso acontecendo inúmeras vezes. O marketing é o que faz a sua empresa girar, é o que vai te lançar no mundo. Sem ele você é só mais uma loja.

Mas muitas pessoas abrem o negócio sem considerar investir um valor em marketing. Por isso, acabam se frustrando quando vê que ninguém visita a sua loja.

E certamente ninguém quer funcionários parados esperando a primeira pessoa a entrar na loja.

Se você ainda não sabe como divulgar o seu negócio, pesquise, veja onde o seu público-alvo está, quais os tipos de mídia que eles mais consomem e vá em frente.

Às vezes, contratar uma empresa para fazer uma boa estratégia de marketing vale muito a pena se você não entende disso. Não jogue dinheiro fora fazendo marketing errado.

Mas vou te ajudar ainda mais, eu escrevi um artigo sobre Como divulgar o seu negócio no Instagram e no Facebook (Tráfego Orgânico e Tráfego Pago), é só clicar aqui e aprender.

10 – Subestimar o mercado

subestimar o mercado
Subestimar o mercado

Eu já perdi a conta de quantas vezes eu vi pessoas acharem que sabe tudo sobre o mercado e quebrar a cara. Quase sempre, os empreendedores aprendem na prática e do jeito mais difícil que as coisas não são bem assim.

Muitas pessoas acham que sabem lidar com a demanda e no final não conseguem. Por isso a importância de fazer boas pesquisas antes de abrir um negócio, e se possível conversar com donos de lojas concorrentes para saber como está o mercado.

11 – Fazer promoção de vendas sem estratégia

promoção de vendas
Promoção de vendas

Promoções sem planejamento são apenas descontos dados de forma burra.

Não pense que uma promoção de vendas pode salvar o seu negócio só porque você deu 50% de desconto em tal produto e isso fez com que a procura pela sua loja crescesse muito.

Porque quando você parar de dar desconto as pessoas vão pensar que o produto está caro e não vão voltar.

Uma promoção malfeita pode camuflar totalmente o real valor do seu produto, e depois para consertar isso o trabalho é muito mais pesado do que se imagina.

Porém, uma boa promoção vem um planejamento por trás. Uma boa estratégia de marketing pode fazer sua loja ser reconhecida e ganhar muitos clientes com isso.

Por exemplo, usar promoções em datas específicas como em dia dos pais, dia das mães, black friday e outras.

12 – Querer montar um negócio sem inovar

inovação
Inovação

Se você quer se destacar no mercado que está atuando, inove.

Contudo, ao montar um negócio, nem sempre as pessoas pensam em inovação, e assim vão pelo lado mais difícil.

Porque uma empresa que não inova é apenas mais uma no meio de várias.

A inovação não é necessariamente criar algo novo, é fazer melhor do que outros, é melhorar algum processo já existente, é criar uma nova forma de atender, é pensar no “fator uau” que o seu cliente vai ter quando comprar o seu serviço ou produto.

É pensar em como melhorar a experiência do cliente quando ele tem contato com a sua empresa, pensar em como o seu produto é entregue, na apresentação dele. Enfim, ense em como melhorar o serviço que já existe na concorrência.

Certamente esse é o seu diferencial diante empresas que estão no mercado a muito tempo.

13 – Montar um negócio sem compromisso

montar um negócio sem assumir compromisso
Descompromisso

Se você sonha em montar um negócio, ou se você já tem um e não se dedica 100% a ele, você está errado.

É muito comum ver pessoas que criam negócios e continuam trabalhando em outra empresa com medo de perder o salário e arriscar com seu sonho.

Quer saber? Se nem você acredita no lucro que o seu próprio negócio pode te dar, quem vai acreditar?

Se dedique 100% ao seu sonho, é a única forma de fazer o seu negócio crescer de forma consistente e você ganhar muito dinheiro com ele.

14 – Montar um negócio sem saber lidar com prazos

montar um negócio sem saber lidar com prazos
Não saber lidar com os prazos

Quando uma pessoa vai montar um negócio, ela precisa garantir que o operacional esteja sob controle e que os prazos serão respeitados.

O que eu vejo muito é empresário não saber lidar com os prazos, e assim  não entregar seus serviços ou produtos nos prazos prometidos. Isso é um problema fatal, os clientes querem fugir de empresas assim.

Ou seja, não subestime o seu mercado, faça acontecer nos prazos e respeite-os. Se você não conseguir entregar não feche negócio com o cliente ou contrate mais pessoas para suprirem a sua demanda.

Nesse caso a organização é fundamental para que as coisas aconteçam de forma eficaz.

15 – Montar um negócio sem gestão de estoque

gestão de estoque
Gestão de estoque

Para finalizar a nossa lista de erros, um dos mais comuns que existem: a falta de gestão de estoque. Eu já sofri com isso e já vi muitas outras empresas sofrerem com isso também.

Por tanto, coloque na cabeça que o estoque é o dinheiro do seu negócio.

Portanto, e você não o gerencia com excelência, você não cuida direito do seu negócio, e pode ter certeza que a conta vai chegar.

Por isso, é de suma importância saber da quantidade de cada item no estoque disponível diariamente.

E acima de tudo, se você trabalha com mercadoria de curto prazo, o controle tem que ser ainda maior já que o risco de ter produtos vencendo é grande.

Não repita os erros dos outros

montar um negocio
Montar Um Negócio

Esses são os erros mais comuns apontados por empresários que estão começando a montar um negócio agora e muitos deles foram meus erros também a 8 anos atrás.

No entanto, o que tem que ser feito é aproveitar a oportunidade de ver no que a maioria erra e não repetir.

Contudo,aprender com os erros dos outros.

E se você quiser saber mais sobre isso. Eu escrevi um e-Book GRÁTIS onde eu conto 10 erros e 10 acertos da minha trajetória no empreendedorismo. É só clicar aqui e baixar.

Recapitulando os erros:

1 – Montar um negócio sem pesquisar

2 – Não fazer um Plano de Negócios

3 – Começar um negócio informalmente

4 – Misturar o dinheiro da empresa com despesas pessoais

5 – Desorganização financeira

6 – Não contar com Capital de Giro

7 – Não saber calcular o lucro real da empresa

8 – Não fazer cotações e negociações com fornecedores

9 – Não considerar o marketing

10 – Subestimar o mercado

11 – Fazer promoções desesperadas

12 – Não inovar

13 – Não se comprometer 100% com o negócio

14 – Não saber lidar com prazos

15 – Não ter o devido cuidado com o estoque

 

Se este artigo foi relevante para você, não esqueça de compartilhar com as pessoas que precisam ler ele. Alguma dúvida? Sugestão? Deixe nos comentários. Será um prazer responder você.

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *