Se existe alguma coisa em comum em todo empreendedor é a vontade de vender mais. Porém, a busca incessante de aumentar as vendas pode ser um tiro no pé se feita de forma desesperadora e errada. Entretanto, existem estratégias de marketing que te farão vender mais e até lotar agendas se aplicadas.

Portanto, eu credito que nada funciona se não aplicado, ou seja, não adianta eu vir aqui falar sobre essas estratégias de marketing que poderão mudar o jogo da sua empresa de uma vez por todas se você não colocar pelo menos algumas delas em prática e testar.

No fundo eu sei que isso não é para todo mundo. Não é para pessoas preguiçosas, que culpam as circunstâncias externas por estar na situação que está, e muito menos, essas estratégias são para pessoas que no fundo fala “Ah, é legal, mas não funciona para mim…”.

Se você não está enquadrado em alguma dessas características, as estratégias de marketing que eu vou te mostrar aqui, são para você.

Conteúdo

Porquê eu trouxe essas estratégias de marketing para você?

Porquê das Estratégias de Marketing
Porquê das Estratégias de Marketing

Antes de te passar essas estratégias eu queria contar brevemente a minha história.

Eu comecei a empreender com 21 anos de idade (cedo para alguns e tarde para outros) há 8 anos atrás. Naquela época eu não tinha experiência alguma com negócios e muito menos conhecimento sobre marketing, apesar de estar cursando Publicidade e Propaganda na faculdade.

Porém, uma coisa que eu tinha era determinação e vontade de vencer.

Desde então, eu comecei a pesquisar várias estratégias de marketing, várias formas de impulsionar o meu negócio tanto através da Internet quanto no mundo offline.

Mas muitas dessas estratégias que eu achava simplesmente não davam certo, aos poucos eu via meu negócio afundando logo no início e eu não sabia o que fazer…

O mundo do empreendedorismo é muito teórico, existem muitas pessoas que estão aí ditando regras que nunca fizeram nada e muito menos testaram aquilo que pregam.

Enfim, foi aí que dentre várias testadas, algumas começaram a dar certo, até que no primeiro ano da minha primeira empresa eu consegui faturar mais de 1 milhão de reais e ainda ganhei um prêmio da Veja como revelação do ano.

E porque eu estou trazendo essas estratégias de marketing para você?

Eu estou trazendo aqui, porque simplesmente me dá agonia de saber disse e ver pessoas boas no mercado que só precisam disso para estourar de vez.

E por fim, o meu objetivo é ajudar pessoas a conquistarem cada vez mais seus objetivos no mundo dos negócios e poder assim aumentar e escalar suas vendas.

As 10 Estratégias de Marketing que você deveria conhecer!

Bom, depois de ter contado uma breve história de como tudo começou, vamos para as estratégias.

De novo, lembre-se de coloca-las em prática e só assim você saberá se funciona para você ou não.

1 – Perfil dos clientes

perfil de cliente ideal
Perfil de cliente ideal

Um dos motivos de erro de muito empreendedor, saber o perfil dos clientes pode ser algo bastante intuitivo. Mas é aí que a maioria erra.

Quando você começa a anunciar na Internet, você acredita saber bem quem é o seu público-alvo.

“Homens, de 18 a 24 anos, universitários, etc…”

Ok… Mas você já experimentou fazer uma pesquisa para ver se realmente esse é o seu público?

A grande sacada aqui é você começar a cadastrar ou fazer eles responderem uma pesquisa falando sobre sexo, idade, bairro e outros direcionamentos que sejam pertinentes para o seu negócio.

Você poderá tomar um susto e ver que está gastando muito, mas muito dinheiro atoa na Internet.

Outra grande sacada é: faça dois anúncios separados, destine uma verba para quem você acha que é o seu público e outra parte para quem as pesquisas e cadastros estão mostrando que é.

Porém, se você tem um público A e as pesquisas mostram que na verdade, a maioria que compra de você é o público B, não deixe de anunciar para ambos. O público A não pode esquecer do seu negócio, mas quando você divide as campanhas você consegue otimizar mais orçamento para a maioria do seu público e menos para a minoria.

Faz sentido para você?

2 – Depoimentos

prova social
Prova Social

Depoimentos gera o gatilho mental da prova social.

Você não tem noção de quanto isso é poderoso e de como eu deixei de vender porque não sabia disso na época.

Peça depoimentos para os seus clientes falando sobre atendimento, o produto, como o produto mudou a vida dessa pessoa, como ele resolveu aquele problema, etc.

Uma dica é oferecer algo de recompensa para quem fizer um vídeo de depoimento e mandar para você.

Ofereça algo que realmente irá atiçar o desejo das pessoas. Um super bônus.

Outra tática é também usar os depoimentos que sua empresa recebe através do Facebook. Compartilhe-os através dos Stories do seu perfil no Instagram, já fará bastante diferença.

Quando você começar a fazer isso, verá que ficará mais fácil das pessoas compartilhar depoimentos com você, mesmo que você nem peça.

Se tem um site, é muito importante subir os melhores na sua Landing Page para que as pessoas vejam. E procure atualizar toda semana ou todos os meses.

3 – Teste sua Landing Page

Teste A/B
Teste A/B

Existe uma ferramenta chamada Google Optimize.

Essa ferramenta gratuita basicamente fala se a sua página é boa ou ruim.

No fundo, não adianta você mexer em Facebook, em Google se a sua Landing Page não converte bem com público frio. Simples assim.

Portanto, é muito importante sempre estar testando novas páginas e usando essa ferramenta para te auxiliar.

É bem simples, primeiro você cria um brainstorm ou um bloco de ideias para sua Landing Page baseado nas páginas de seus concorrentes.

Crie duas páginas e coloque lá na ferramenta com o Teste A/B e ela te dirá qual converte mais.

Faça sempre isso e estará em constante evolução.

4 – Time comercial ativo

A nossa quarta estratégia de marketing é buscar formas de conseguir os dados dos seus possíveis clientes, ou em um termo mais técnico: capturar leads.

O que é muito comum de acontecer é a pessoa chegar na sua página, olhar seu produto, até colocar o seu produto no carrinho e não comprar.

Quando isso acontece, se você tiver um time comercial forte com os dados dessa pessoa, você consegue contactá-la pessoalmente através de e-mail ou whatsapp, e assim converter a venda matando as objeções dela.

Você pode solicitar esses dados para a pessoa antes dela acessar a página de checkout ou finalização de compra.

Se o seu negócio é um negócio pequeno, não precisa montar um time. Mas é importante que faça o contato dessas pessoas o quanto antes para reverter a venda.

A dica é: entre em contato no mesmo dia, assim você estará com o seu lead aquecido ainda.

Deixar para entrar em contato no dia seguinte pode esfriá-lo e assim você perder a venda.

5 – Criação de conteúdo

criação de conteúdo
criação de conteúdo

A melhor forma de você levar tráfego para suas redes sociais e página é criando conteúdo.

Hoje, é praticamente impossível falar de uma empresa bem sucedida no marketing se ela não gera conteúdo como uma estratégia de marketing.

Além do conteúdo gerar tráfego qualificado para o seu site e redes sociais, ele também vai construir uma super estrutura orgânica para você realizar vendas sem precisar investir em anúncios.

Sem contar com o branding da sua marca que ganha uma força poderosa quando você posta conteúdos com consistência nas suas páginas e redes.

Não quer dizer que você nunca mais irá precisar investir em anúncios, mas é uma base muito boa e com certeza irá diminuir muito o seu CAC, ou custo de aquisição de cliente.

6 – Equipe engajada

Quem nunca se sentiu pressionado por precisar fazer tudo dentro da empresa?

Pois é, não tem como nós fazermos tudo dentro de um negócio por mais que tentemos e até conseguimos fazer. Mas na maioria das vezes, o resultado será desastroso.

Então, precisamos de uma equipe. Mas será que só isso já é válido?

Será que só isso vai trazer bons resultados?

E a resposta é não.

A sua equipe tem que comprar a ideia do seu negócio com você.

Passe para a sua equipe o porque do seu negócio existir.

Faça com que a sua equipe sinta que faça parte de todo projeto.

Mas AINDA tudo isso não é suficiente…

Passar o porquê, propósito, engajar a equipe é muito importante, mas dinheiro no bolso também é muito importante. Não concorda?

Resultados extraordinários irão exigir bônus extraordinários para a sua equipe também.

Decida algo que possa mudar a vida da sua equipe caso eles alcancem uma grande meta.

Por exemplo, se nós faturarmos 1 milhão a mais esse mês, eu irei dar uma viagem com tudo pago para todo mundo aqui para tal lugar. Imagine o quão legal isso seria?

Isso fará com que além de eles estarem 100% conectados com o porque da sua empresa,

É claro, faça todos os cálculos e veja qual o tipo de bônus você consegue oferecer para a sua equipe. Mas isso é extremamente importante.

7 – Pessoas se identificam com pessoas

autoridade
Autoridade

A cada vez mais nós estamos vendo grandes empresas adotando essa estratégia de marketing para se comunicar melhor com as pessoas.

Usar autoridades, ter uma cara da empresa. Isso é muito importante para criar uma conexão com o público.

Porém, de nada vai adiantar se a pessoa que você colocar para ser a cara da sua empresa, aparecer nos conteúdos e tudo mais, não falar a mesma linguagem do seu avatar.

Se você não for a cara do seu negócio e do seu público, busque fazer uma parceria com alguém que possui essas características.

8 – Vídeos sem experts

Bom, aqui vai uma dica para quem realmente não quer ter um expert, ou aparecer e gerar autoridade através dos seus conteúdos.

Como eu disse na dica anterior, é muito importante e as pessoas se conectam melhor com empresas que conversam através de pessoas.

Mas, não é o fim do mundo se você não quiser isso. É possível fazer bons vídeos e engajar bem o seu público com vídeos sem aparecer. Ou sem ter um expert por trás.

Isso te libertará para não depender de uma única pessoa para aparecer, produzir conteúdos, comerciais e etc.

Sendo assim, nessa estratégia de marketing, a sua equipe poderá fazer isso para você sem que ninguém apareça.

Pesquise por canais no Youtube que produzem conteúdos sem ninguém aparecer, isso com certeza irá te abrir a cabeça e te dará várias ideias.

9 – Branding com conteúdo viral

conteúdo viral
Conteúdo viral

Quanto mais engajamento a sua página tiver, mais barato será seu custo por conversão.

Ou seja, é importante também criar conteúdo viral para engajar melhor suas páginas e assim alcançar mais pessoas organicamente.

Mas como fazer isso?

Uma dica que eu uso é pesquisar em páginas de memes no Facebook e Blogs, ver o que mais está em alta no momento e adaptar o meme ao meu nicho. Funciona bastante.

“Marque a pessoa que também precisa trabalhar mas está vidrada no BBB”.

Posts assim não vão vender, mas vão diminuir drasticamente o seu custo por clientes no Facebook.

10 – Native Ads

Faça anúncios sem parecer que são anúncios em redes de displays.

A estratégia aqui é não vender através desses banners chatos que aparecem nos sites, crie anúncios como “Quer aprender a fazer isso? Clique aqui”, “Está passando por esse problema? Veja como eu fiz para resolver”…

Anúncios assim convertem muito mais e pode sim funcionar muito para você.

É possível também usar sites para te ajudar nessas aparições em displays como o Taboola.

Conclusão

Como eu disse anteriormente, não adianta nada chegar até aqui, ter o conhecimento dessas estratégias de marketing e não as aplicar.

Espero do fundo do meu coração que você coloque em prática todas as 10 estratégias de marketing apresentadas aqui e tenha muitos resultados.

Lembre-se sempre de construir um desejo no seu cliente, criar bons conteúdos, sempre testar anúncios e páginas e assim escalar o seu negócio.

Comente aqui em baixo o que você achou e se já conhecia alguma dessas estratégias.

Compartilhe esse conteúdo para que alcancemos cada vez mais pessoas a assim ajuda-las com essas estratégias sensacionais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *