Para a grande maioria das empresas, o Marketing Digital já deixou de ser uma opção de investimento para se tornar uma obrigação. Para ter relevância e alcançar cada vez mais clientes, precisa estar conectado. E o Marketing de Conteúdo é uma das melhores estratégias para se destacar e se engajar com o público ideal.

Hoje, o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais recomendadas e usadas pelos maiores especialistas em vendas e marketing do mundo todo.

Se você olhar ao seu redor na rua, você vai ver que a grande maioria das pessoas estão olhando para o seu celular. A atenção não está mais nos outdoors, nos grandes banners que empresas gastam bons milhares de reais para deixar ali.

A atenção agora está no celular, nas redes sociais. E você precisa estar lá também!

Se você ainda não conhece o Marketing de Conteúdo e como aplicá-lo para a sua vida e o seu negócio, eu preparei aqui um guia para você aprender tudo o que precisa saber para ter um crescimento exponencial usando essa metodologia.

Conteúdo

O que é Marketing de Conteúdo

O que é marketing de conteúdo
O que é Marketing de Conteúdo

Diante dessa pequena introdução, eu imagino que algumas pessoas ficaram com uma pergunta na cabeça: “Tá, eu entendi que isso vai fazer o meu negócio ter um crescimento surpreendente se eu usar a ferramenta de forma correta. Mas o que é Marketing de Conteúdo?”

Bom, antes de responder o que é Marketing de Conteúdo, você precisa entender o que as pessoas estão fazendo na Internet, no celular.

Pense, o que você faz quando está olhando para o seu celular? Geralmente estamos nas redes sociais ou pesquisando alguma coisa no Google, não é?

Ou seja, existem 3 finalidades maiores que nós devemos entender antes de falar o que é Marketing de Conteúdo. As pessoas estão no celular para:

  • Buscar entretenimento;
  • Se relacionar;
  • Se informar

Coloque isso na sua cabeça, o Marketing de Conteúdo definitivamente não é fazer propagandas do seu negócio, é o que vamos discutir agora.

O Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos de valor, para levar informação para o seu público-alvo, e que através disso, o auxilie em todo processo de compra de forma espontânea.

Essa poderosa ferramenta consiste em trazer informações para os clientes ou possíveis clientes para que eles não só vejam a sua marca como autoridade no assunto e a tenha como referência, mas que se tornem clientes recorrentes.

Podemos falar que o Marketing de Conteúdo é algo novo. Somente depois que veio a Internet e as redes sociais que essa estratégia começou a ser usada. E posso falar para você que ainda está crescendo muito.

Muitas empresas ainda não sabem da sua existência e nem como usar.

E se você entender bem o que você verá aqui, vai estar na frente de muita gente.

Como Criar Conteúdo de Valor

como criar conteúdo
Como criar conteúdo

Ao contrário das propagandas tradicionais, que costumam apelar diretamente para o produto e o preço dele, o Marketing de Conteúdo consiste em trazer para perto o seu cliente de forma muito mais sutil e natural.

A metodologia do Marketing de Conteúdo possui 4 pilares:

  • Atrair através de conteúdos que gerem valores reais para o seu público;
  • Converter transformando os visitantes da sua página em leads, pegando as informações básicas deles com algum contato (e-mail, telefone);
  • Vender para o lead que está interessado no seu produto ou serviço;
  • Encantar o seu cliente após a venda. A sua relação não acaba na venda, pelo contrário, só está começando. É possível ter um relacionamento duradouro com o seu cliente quando você oferece um suporte, pós vendas competentes e principalmente entrega mais do que ele estava esperando.

Ou seja, através do Marketing de Conteúdo, você irá atrair os clientes que possuem os mesmos valores que a sua marca, e está visivelmente interessado naquilo que você tem para falar. Pegar os dados desse público, vender o seu produto para ele e se relacionar com ele para ter recorrência.

Antes de irmos de fato para o passo a passo de como fazer um Marketing de Conteúdo eficiente, preciso trazer alguns dados para que você entenda o poder disso.

Diante uma pesquisa feita pela Rock Content, a Content Trends, nós trouxemos aqui alguns insights:

  • As empresas que trabalham com o Marketing de Conteúdo geram em média 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads;
  • Para aumentar em média 4,2 vezes mais visitantes, precisa-se produzir mais de 13 conteúdos mensais;
  • 60% das empresas que usam o Marketing de Conteúdo preveem aumentar o investimento na estratégia.

Agora que você já sabe de tudo isso, vamos para a estratégia de fato.

1 – Reconheça o nicho e sub nicho da sua marca

Para criar bons conteúdos, é necessário que você tenha na ponta da língua qual é o seu nicho e qual é o seu sub nicho. Para que atraia o público mais qualificado possível.

2 – Defina a persona

A persona é o seu cliente ideal. Após você ter o seu nicho e sub nicho bem definidos, você precisa saber quem é o seu público-alvo, onde ele mora, o que ele come, onde ele frequenta, o que ele consome, qual o seu grau de escolaridade, qual sua idade.

Para isso, é bom você fazer uma pesquisa de público, se você ainda não tiver o conhecimento disso, pesquise agora mesmo.

As principais coisas que você precisa saber do seu público é:

  • Quais as suas dores? O que aflita o seu possível cliente? O que ele pensa quando está com a cabeça no travesseiro a noite?
  • Quais são os seus desejos?

Isso tudo precisa estar muito bem definido.

Através dessa informação, crie um cliente ideal para o seu negócio, dê as suas principais características e um nome para ele.

Se o seu negócio estiver tanto público masculino quanto feminino, crie 2 personas com nome, idade, sexo, onde mora, o que consomem, onde frequentam, suas dores, seus desejos.

A dica para encontrar essas informações é vasculhar as redes sociais das mesmas marcas que estão no seu nicho. As pessoas costumam deixar muitas dessas informações principalmente dores e desejos através de comentários.

3 – Defina o tipo de conteúdo

Nessa etapa você precisa saber qual o tipo de conteúdo mais impacta o seu público.

Os conteúdos podem ser produzidos em vários formatos diferentes:

  • Textos (Blogs, imagens com frases no Instagram)
  • Imagens (Instagram, Pinterest)
  • Vídeos (Instagram, Youtube)
  • Áudios (Podcasts)
  • Gráficos (Infográficos)

Pesquise pelos seus principais concorrentes, quem do seu nicho está no topo do mercado e veja como eles produzem conteúdo e qual tipo costuma impactar mais.

Os mais comuns são imagens e vídeos.

Eu recomendo usar 2 desses principais formatos para focar na sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

4 – Defina onde você irá estar

redes sociais
Redes sociais

Depois de saber quais os tipos de conteúdo você irá produzir, é hora de definir com base nisso, onde você quer estar.

Quais as redes sociais você quer ser encontrado, isso vai influenciar muito.

Pois existe redes que seus conteúdos ficam de forma perpétua (ou seja, dando resultados automaticamente por muito tempo) ou de forma instantânea, como é o caso do Instagram.

O principal fator que você deve considerar para fazer essas definições é onde o seu público-alvo está.

Por exemplo, se for pessoas com mais de 30 anos, provavelmente estarão mais no Facebook.

Se forem pessoas mais jovens provavelmente estarão no Instagram, Youtube.

O caso dos Blogs você pode usar para ter resultados perpétuos e usando uma boa estratégia de SEO você pode ser encontrado facilmente no Google, do mesmo jeito do Youtube.

5 – Crie pautas e defina os dias e horários das suas postagens

Agora vem uma parte que muitas pessoas encontram muita dificuldade: a hora de criar pauta de conteúdo.

A dica aqui é você criar uma planilha no Excel ou no Google Planilhas para organizar isso.

Procure criar conteúdos que o seu público já busca.

  • Pesquise no Google pelo seu nicho e veja quais são as sugestões que a própria barra de pesquisa te dá;
  • Também é importante pesquisar pelos vídeos mais populares dos canais que falam sobre o seu nicho;
  • Pesquise pelos principais conteúdos através das hashtags do seu nicho no Instagram. Por exemplo, eu trabalho com Empreendedorismo, então eu procuro os principais conteúdos através da hashtag #empreendedorismo, #empreender, #empreendedorismodigital, e outras.

Procure por esses conteúdos e vai anotando na sua planilha as principais ideias.

Outra forma de procurar por boas ideias de conteúdo é entrar no Google e digitar uma palavra-chave do seu nicho [espaço] a, exemplo “empreender a”, “empreender b”, “empreender c”, ou “como empreender a”, “como empreender b”…

Dessa forma o próprio Google vai te dando informações sobre quais os termos mais pesquisados daquele nicho.

6 – Seja consistente

consistencia
Consistência

No começo vai ser muito difícil, você irá criar conteúdos e vai ter poucos seguidores, poucas curtidas, poucos comentários. Mas é preciso ter consistência e mostrar para as plataformas que você está fazendo um trabalho sério para que ela comece a entregar seus posts para mais pessoas.

Todo mundo começa com 0 seguidores, é normal.

Outra coisa extremamente importante de se saber é que mesmo com poucos seguidores, se o público for qualificado já vai te dar bons resultados.

7 – Configure o seu perfil

Deixe o seu perfil com uma boa aparência e dê destaques para aquilo que você acha que é importante seus clientes saberem.

É muito importante usar cores fortes na foto do perfil, uma boa logo, colocar na Bio do Instagram as principais informações sobre o seu negócio e o link de contato ou loja.

Use os destaques para dar mais ênfase nos seus produtos e sua marca.

No caso do Youtube, mesma coisa, procure colocar uma boa capa no seu canal, uma boa foto de perfil e uma descrição que cite a sua promessa e o que você quer que seus clientes saibam de você.

Eu sempre recomendo usar as 3 principais coisas que você quer destacar, o que te faz ser autoridade, algum feito ou prêmio importante.

8 – Criando os conteúdos

criar conteúdo
Criar conteúdo

Com tudo bem planejado e programado, agora é hora de colocar a mão na massa e criar os conteúdos que você definiu.

Quero destacar aqui algumas observações para que você tenha insights na hora de definir a sua personalidade e posicionamento nos conteúdos:

  • Blogs: procure usar palavras chaves de cauda longa para criar os seus artigos. É bem mais fácil de ser ranqueado no Google com uma boa posição e assim as pessoas te acharem melhor. Por exemplo, um nicho de emagrecimento, não crie artigos do tipo “Como Emagrecer”, use “Como Emagrecer com Sucos Naturais”. Entende?;
  • Instagram: se você for trabalhar com imagens, busque ter um padrão nos seus posts, use as mesmas cores, tipo de fonte sempre para que as pessoas percebam de cara que esse post é seu;
  • Youtube: use títulos impossíveis de serem ignorados e thumbnails (fotos dos vídeos) chamativas, use cores fortes e escreva uma frase que gere curiosidade.

As Principais Ferramentas

Ferramentas para criar conteúdo
Ferramentas para criar conteúdo

Para te ajudar, vou colocar aqui algumas das principais ferramentas para você usar na criação dos seus conteúdos.

Ferramentas para Blogs

Ter um Blog é muito mais do que apenas escrever textos sobre o seu nicho, um bom blog exige que você tenha uma boa aparência, uma boa estrutura de navegação e que modere os comentários do seu blog.

Para isso existe o WordPress e o Joomla como minhas principais indicações.

Ferramentas para SEO

Para ser achado nas plataformas de pesquisa como Google e Youtube, é necessário que você saiba trabalhar bem o SEO do seu conteúdo.

Se você não sabe o que é o SEO, significa Search Engine Optimization. São estratégias para otimizar a busca do seu conteúdo.

E para isso, existem algumas opções que podem te orientar nisso como: Ubersuggest, BuzzSumo, SEMRush e o Keyword Planner do Google.

Ferramenta para criação de arte

Se você, como a maioria das pessoas, não é um designer profissional e não possui conhecimentos profundos nisso, você não precisa contratar pessoas para fazerem seus posts ficarem com uma aparência bonita.

Vou recomendar que você use a plataforma Canva, tem a opção gratuita que já vai te dar muitas ferramentas e vai te proporcionar criar conteúdos com aparência profissional para suas redes sociais.

Ferramentas para e-mail marketing

Lembra que eu disse que uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo possui a captação de leads? Pois é, nesse caso, consiste em pegar o e-mail do seu público através de uma isca digital, algum conteúdo exclusivo para quem te dar o e-mail.

Após pegar o e-mail você precisa de uma ferramenta para fazer disparos automáticos de venda para essas pessoas.

É claro que além de e-mails de vendas você precisará mandar e-mails de conteúdos divulgando os novos conteúdos que você está criando principalmente se você for trabalhar com Blog e Youtube.

As ferramentas que eu recomendo são: MailChimp (possui versão gratuita), e-Goi (possui versão gratuita) e LeadLovers (paga).

Conclusão

marketing de conteúdo
Marketing de Conteúdo

Parabéns por ter chegado até aqui! Eu sei como é difícil consumir um conteúdo denso como este.

Com certeza agora você está muito mais preparado para se tornar um especialista em Marketing de Conteúdo e aumentar drasticamente as suas vendas usando essas estratégias.

Porém, eu preciso deixar algo bem claro aqui.

Por mais que você aplique tudo o que aprendeu aqui, sempre poderá ter resultados ainda melhores.

É por isso que é impossível eu falar de Marketing de Conteúdo e não mencionar o treinamento Fórmula Negócio Online.

Isso vai te ajudar a se tornar o mestre do Marketing Digital

Se você não conhece, é o treinamento mais recomendado e completo sobre Marketing Digital do mercado.

Grandes players de todo Brasil são alunos desse treinamento, aliás, são mais de 120 mil alunos atualmente.

E conta com uma verdadeira faculdade do Marketing Digital.

Mesmo que você não saiba nada sobre o assunto, ou for completamente iniciante, esse treinamento serve para você.

É um método de passo a passo que conta com 18 módulos e mais 20 Bônus que somam mais de 10 mil reais em conteúdo dentro do treinamento.

Mas se você quer realmente se destacar no mercado e ter acesso às melhores estratégias com passo a passo, se tornando um verdadeiro especialista em Marketing digital, criar conteúdos impossíveis de não serem vistos, você continuar lendo.

Pois apesar dos mais de 10 mil reais acumulados em treinamentos e bônus, você só irá precisar pagar 12x de 48,42.

Se for parar para pensar é menos do que uma pizza por mês.

Se você está disposto a economizar uma pizza por mês para realmente se destacar no mercado e dominar o Marketing Digital de uma forma única para o seu negócio, clique no link abaixo.

Quero saber mais sobre o Fórmula Negócio Online.

Espero que tenha gostado do conteúdo e que tenha te ajudado de alguma forma.

Deixe um comentário falando o que você achou.

Compartilhe no Facebook para que mais pessoas possam ter acesso a isso tudo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *